Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6371
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAraújo, Alécio Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-17T13:10:41Z-
dc.date.available2025-03-17T13:10:41Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.citationARAÚJO, A. O. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6371-
dc.descriptionARAÚJO, Alécio Oliveira. O processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica no formato remoto em escolas na cidade de Aracati. 2021, 39f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Tabela Periódica é um dos instrumentos mais importantes, que contém informações necessárias ao ensino da Química nas séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Para isso é necessário preparar o aluno a obter um bom conhecimento e compreender de forma significativa esta ferramenta, visto que os alunos, das séries finais do ensino fundamental, são os primeiros a ter o contato com essa disciplina e consequentemente com o conteúdo da Tabela Periódica. É importante que nesses primeiros contatos as atividades sejam diferenciadas para desmistificar a ideia de que a disciplina é difícil, cheia de fórmulas e que precisa aprender apenas de forma teórica. Tal fato está associado a maneira de como a matéria é apresentada em sala de aula aos alunos e cabe ao professor modificar suas metodologias, caso estas não estejam contribuindo para o conhecimento do aluno. Uma das maneiras de abordar o tema proposto e intensificar a importância da Química na nossa vida e através de atividades práticas associadas ao conhecimento teórico. O uso da internet e seus recursos didáticos contribuem com essa nova forma metodológica. Assim, o trabalho objetiva intensificar o uso das ferramentas digitais, dentro do contexto de aulas remotas, trabalhando o conteúdo Tabela Periódica, para que o aluno mantenha o contato com a instituição de ensino, desenvolvendo atividades diferenciadas com o uso dos recursos tecnológicos, tornado a aprendizagem mais satisfatória e prazerosa. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, de acordo com a realidade das turmas. As atividades desenvolvidas no meet, teve boa participação dos alunos, os vídeos postados no grupo de whatsapp contribuíram para auxiliar na construção do conhecimento sobre a temática e na elaboração dos materiais propostos. O desenvolvimento da atividade no Kahoot, proporcionou maior interação dos alunos. É importante observar o quanto as ferramentas tecnológicas foram essenciais nesse período de pandemia, auxiliando na interação entre aluno e professor, permitindo a abordagem de conteúdos como a Tabela Periódica, criando novas práticas educativas e dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica no formato remoto em escolas na cidade de Aracatipt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALÉCIO OLIVEIRA ARAÚJO .PDF2021_mono_aaraíjo.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.