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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Antônia Luzirene | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T14:23:20Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T14:23:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, A. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6375 | - |
dc.description | FERREIRA, Antônia Luzirene. A alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. 2021, 40f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os hábitos alimentares, além das preferências de alimentos refletem as características culturais de cada indivíduo, associado ao seu estilo de vida. A escola que é um espaço privilegiado para a implementação de hábitos saudáveis, oferece através da merenda escolar uma das principais refeições de muitos estudantes, que integram a rede pública de Educação Básica de Ensino. A interrupção das aulas presenciais em decorrência da pandemia de SARS- CoV-2 deixou a dieta alimentar dos estudantes comprometida, revelando a existência de uma ameaça concreta a sua segurança alimentar, tornando-se necessário aproximar o tema educação alimentar ao ensino de Ciências. Diante do exposto, justifica-se a realização deste trabalho que tem como temática a alimentação dos estudantes em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. Assim, esse trabalho teve como objetivo sensibilizar os estudantes do 9o ano na EEFM Coronel Estevão Alves da Rocha, sobre a importância de uma prática alimentar saudável durante a pandemia de SARS-CoV-2. A metodologia se deu através da pesquisa do tipo descritiva e exploratória com estudo bibliográfico para a fundamentação teórica do tema abordado sobre hábitos alimentares. Assim, foi efetuado um diagnóstico através de um questionário semiestruturado para 66 alunos de duas turmas de 9o ano A e B do turno da manhã dos hábitos alimentares dos estudantes que resultou numa intervenção pedagógica com atividades interativas, como o desenvolvimento de um jogo educativo. Dessa forma a intervenção pedagógica trouxe uma reflexão sobre o processo de alimentação dos estudantes, proporcionando um maior conhecimento nessa temática. O jogo didático, permitiu uma maior interação dos estudantes com o tema abordado, pois de maneira lúdica demostraram o que aprenderam, confirmando o seu caráter educativo. Nota-se a necessidade do desenvolvimento de ações efetivas voltadas à educação alimentar dos adolescentes no componente curricular de Ciências de modo interdisciplinar destacando a temática alimentação saudável, possibilitando estudos posteriores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alimentação Saudável | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2 | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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