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dc.contributor.authorFerreira, Antônia Luzirene-
dc.date.accessioned2025-03-17T14:23:20Z-
dc.date.available2025-03-17T14:23:20Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, A. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6375-
dc.descriptionFERREIRA, Antônia Luzirene. A alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. 2021, 40f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractOs hábitos alimentares, além das preferências de alimentos refletem as características culturais de cada indivíduo, associado ao seu estilo de vida. A escola que é um espaço privilegiado para a implementação de hábitos saudáveis, oferece através da merenda escolar uma das principais refeições de muitos estudantes, que integram a rede pública de Educação Básica de Ensino. A interrupção das aulas presenciais em decorrência da pandemia de SARS- CoV-2 deixou a dieta alimentar dos estudantes comprometida, revelando a existência de uma ameaça concreta a sua segurança alimentar, tornando-se necessário aproximar o tema educação alimentar ao ensino de Ciências. Diante do exposto, justifica-se a realização deste trabalho que tem como temática a alimentação dos estudantes em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. Assim, esse trabalho teve como objetivo sensibilizar os estudantes do 9o ano na EEFM Coronel Estevão Alves da Rocha, sobre a importância de uma prática alimentar saudável durante a pandemia de SARS-CoV-2. A metodologia se deu através da pesquisa do tipo descritiva e exploratória com estudo bibliográfico para a fundamentação teórica do tema abordado sobre hábitos alimentares. Assim, foi efetuado um diagnóstico através de um questionário semiestruturado para 66 alunos de duas turmas de 9o ano A e B do turno da manhã dos hábitos alimentares dos estudantes que resultou numa intervenção pedagógica com atividades interativas, como o desenvolvimento de um jogo educativo. Dessa forma a intervenção pedagógica trouxe uma reflexão sobre o processo de alimentação dos estudantes, proporcionando um maior conhecimento nessa temática. O jogo didático, permitiu uma maior interação dos estudantes com o tema abordado, pois de maneira lúdica demostraram o que aprenderam, confirmando o seu caráter educativo. Nota-se a necessidade do desenvolvimento de ações efetivas voltadas à educação alimentar dos adolescentes no componente curricular de Ciências de modo interdisciplinar destacando a temática alimentação saudável, possibilitando estudos posteriores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlimentação Saudávelpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.titleA alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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