Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6376
Título: Mapeamento das Metodologias aplicadas pelos Professores de Ciências no Ensino Remoto
Autor(es): Freitas, Bruno Miranda
Palavras-chave: Metodologias
Ensino de Ciências
Ensino Remoto
Ensino Remoto
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: FREITAS, B. M. (2021)
Resumo: O ano de 2020 trouxe muitos desafios devido a pandemia do novo coronavírus e as medidas restritivas em prol do combate da disseminação da Covid-19. As aulas nas escolas foram suspensas de forma presencial trazendo uma nova tendência: o ensino remoto. Assim, professores transformaram seus lares em sala de aula, buscando minimizar as dificuldades de aprendizagem com as aulas síncronas e assíncronas. Embasados nisso, o presente projeto tem por objetivo mapear as metodologias usadas por professores de Ciências, durante o ensino remoto. Os objetivos específicos foram: (i) identificar os limites e possibilidades do ensino remoto; (ii) discutir a formação contínua de professores de ciências no momento pandêmico; e (iii) refletir sobre o trabalho docente a partir da percepção dos próprios professores no atual momento em que vivemos. A pesquisa se assenta na abordagem qualitativa buscando acessar as visões de mundo dos participantes partindo da realidade social onde estão inseridos. Como técnica de coleta de dados foram utilizadas entrevistas com o objetivo de dialogar com os participantes expondo suas expectativas e anseios. Os resultados apontam que os professores antes mesmo do Ensino Emergencial Remoto já trabalhavam com metodologias ativas. Já no período que se seguiu com o trabalho remoto, os docentes procuraram implementar essas metodologias para favorecer o processo de ensino-aprendizagem além de incentivar os alunos a continuarem seus estudos.
Descrição: FREITAS, Bruno Miranda. Mapeamento das Metodologias aplicadas pelos Professores de Ciências no Ensino Remoto. 2021, 29f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6376
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO MIRANDA FREITAS.pdf2021_art_bfreitas.pdf423,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.