Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6378
Título: | O lixo e a cidadania como proposta metodológica no ensino de ciências no 9° ano |
Autor(es): | Magalhães, Cecília Janaelem Farias |
Palavras-chave: | Conscientização Reciclagem Coleta seletiva Destino para o lixo |
Data do documento: | 7-Jan-2022 |
Citação: | MAGALHÃES, C. J. F. (2022) |
Resumo: | O lixo na cidade de Canindé é colocado em um lixão e vem trazendo alguns transtornos para a população, uma delas é a queima do lixo, e por conta disso, algumas vezes a cidade anoitece coberta por uma névoa de fumaça, causando incômodo e acarretando problemas respiratórios para a população. Sem falar no impacto ambiental que o manejo errado do lixo pode trazer. A cidade de Canindé possui uma associação de catadores que sobrevive da reciclagem, mas não temos coleta seletiva, esses catadores saem na rua à busca de lixo que pode ser reciclado. Sabemos que o manuseio sem os devidos cuidados de higiene e o descarte correto do lixo pode causar também doenças como diarreias infecciosas, amebíase e parasitoses além de até provocar acidentes. Sendo assim, adquirir bons hábitos em casa e na escola são essenciais para melhorar a qualidade de vida e diminuir a produção de lixo. Em decorrência, da problemática do lixo, em nossa cidade, resolvemos abordar esse assunto com a turma do 9o .ano B da Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra dentro da unidade temática vida e evolução, na tentativa de trazer reflexão e mudança de comportamento sobre esse tema e também reconhecimento e valorização ao profissional que trabalha e sobrevive do lixo. Os resultados alcançados para estas ações foram o desenvolvimento do letramento científico dentro do contexto do lixo, a promoção da interdisciplinaridade com os alunos e o envolvimento do maior número de integrantes da comunidade, trazendo à tona reflexões sobre os problemas com os resíduos sólidos, e questões como o consumismo, o desperdício, reciclagem e a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos gerados somando esforços na preservação do meio em que vivemos, dando a correta destinação aos resíduos, exercendo em sua plenitude o papel de cidadão. |
Descrição: | MAGALHÃES, Cecília Janaelem Farias. O lixo e a cidadania como proposta metodológica no ensino de ciências no 9° ano. 2022, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6378 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CECÍLIA JANAELEM FARIAS MAGALHÃES .pdf | 2022_art_cmagalhães.pdf | 164,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.