Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/640
Título: Entre muros e murais: imagens e narrativas sobre a população negra no espaço escolar
Autor(es): Gelard, Fabiana Pedreira
Palavras-chave: Educação infantil
Murais escolares
População negra
Data do documento: 28-Jul-2017
Citação: GELARD, F. P. (2017)
Resumo: A leitura do mundo antecede a leitura das palavras, já dizia Paulo Freire. Durante toda nossa vida somos bombardeados cotidianamente por muitas imagens; estas estão lá, silenciosamente, educando nossos olhares, formatando nossa visão de mundo, nossos gostos, nossas identidades e alteridades. Os corredores das escolas de educação infantil estão repletos de imagens que preenchem as paredes e que auxiliam as crianças na construção do conhecimento no momento em que o texto escrito ainda não é alcançado, assim, o trabalho pedagógico com as imagens na Educação Infantil torna-se uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estabelece conexões entre o objeto de ensino e os educandos através dos signos imagético. O presente trabalho teve como pressuposto teórico a ideia de que toda imagem produzia/visualizada no espaço escolar significa e marca contextos da cultura hegemônica, na qual relações e lugares sociais são pré-determinados, e negras e negros são postos em situação de subalternização ou totalmente invisibilizados. Assim, fazendo com que as crianças interiorizem um mundo previamente concebido e no qual pessoas negras não possuem prestígio e protagonismo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as imagens dos murais escolares contribuem para a (re) produção das diferenças e a invisibilidade/inferiorização da população negra no ambiente escolar. Realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, que buscou familiariza-se com o tema proposto, por meio de estudo bibliográfico, captura de imagens no espaço escolar e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam que as imagens presentes nos muros e murais da Escola campo de pesquisa produzem narrativas visuais antagônicas no que se refere a população negra.
Descrição: GELARD, Fabiana Pedreira. Entre muros e murais: imagens e narrativas sobre a população negra no espaço escolar. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/640
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_fgelard.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.