Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6412
Título : | A percepção da importância dos fungos através de aulas práticas: A experiência em uma escola de ensino fundamental de Quiterianópolis-CE |
Autor : | Oliveira, Maria Melo de |
Palabras clave : | Importância dos fungos Aulas práticas Aprendizagem significativa |
Fecha de publicación : | 18-dic-2021 |
Citación : | OLIVEIRA, M. M. (2021) |
Resumen : | Os fungos são seres vivos presentes no nosso cotidiano e atuam de diversas maneiras, nos variados ambientes em que se encontram, seja colaborando no equilíbrio de ecossistemas ou constituindo relações ecológicas com outros seres vivos e, ainda estão presentes na indústria alimentícia e farmacêutica, mas geralmente, são vistos apenas como seres causadores de doenças, as micoses, ou que estragam a comida, os bolores. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral, analisar a eficácia de aulas práticas para a compreensão da importância dos fungos no cotidiano de alunos do ensino fundamental II, na EEF Roberto Antunes de Freitas na cidade de Quiterianópolis-CE, através de duas aulas, uma teórica e uma prática, com os alunos das turmas de 8o ano no turno tarde da referida escola, seguidas de um questionário no Google Forms para a coleta de dados que foram compilados em gráficos e tabelas discutidos nos resultados. Estes resultados dão conta de que foi possível os alunos compreenderem melhor a atuação dos fungos no seu cotidiano, percebendo a sua importância, principalmente na alimentação. Concluindo que as aulas práticas além de facilitarem o aprendizado do conteúdo estudado contribui com a construção de uma aprendizagem mais eficaz. Sendo que os resultados podem ser melhores com uma sequência maior de aulas onde o aluno disponha de tempo para observar com detalhes a atuação dos fungos. |
Descripción : | OLIVEIRA, Maria Melo de. A percepção da importância dos fungos através de aulas práticas: A experiência em uma escola de ensino fundamental de Quiterianópolis-CE. 2021, 44f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6412 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA MELO DE OLIVEIRA .pdf | 2021_mono_moliveira.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.