Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Tiago dos Santos-
dc.date.accessioned2025-03-20T12:43:51Z-
dc.date.available2025-03-20T12:43:51Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, T. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6432-
dc.descriptionNASCIMENTO, Tiago dos Santos. O Ensino de Ciências por Investigação Promovendo Inclusão Social. 2021, 36f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO atual debate sobre saúde pública evidenciou a Ciência e Tecnologia (C&T) como essenciais para promoção e aceleração do crescimento socioeconômico sustentável. Nesse contexto, o docente é essencial na produção de estratégias que geram maior engajamento discente à Ciência pela prática e contato com o método científico no cotidiano, desenvolvendo a capacidade de aplicação social daquilo que se aprende. Assim, o presente trabalho objetiva promover o desenvolvimento de um jogo digital para inclusão social pelos discentes nas aulas de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Para isso, durante as aulas no 9o ano do ensino fundamental numa escola da rede pública de ensino de Fortaleza-Ce, foi aplicado uma versão resumida do questionário adaptado a partir da pesquisa sobre "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil - 2019" que conduziu o ensino de ciências por investigação fundamentado em aprendizagem baseada em projetos e pares. As ferramentas do Google for Education e o programa Construct 3 também foram utilizadas. Os resultados apontam que os discentes não compreendem a importância da Ciência, mas o ensino de Ciências por investigação foi eficaz na promoção de comprometimento discente na resolução de problemas do cotidiano por meio da investigação científica e na produção de ferramenta digital para promoção de inclusão social no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleO Ensino de Ciências por Investigação Promovendo Inclusão Socialpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TIAGO DOS SANTOS NASCIMENTO.pdf2021_mono_tnascimento.pdf629,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.