Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6434
Título: O uso de metodologias ativas como alternativa no ensino de ciências em tempos de pandemia: experiência com fanzine
Autor(es): Santos, Virgínia Rosa Vieira dos
Palavras-chave: Fanzine
Ensino de Ciências
Metodologia Ativa
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: SANTOS, V. R. V. (2021)
Resumo: O Ensino de Ciências requer uso de abordagens que facilitem a compreensão dos conteúdos, pelos alunos, através da vinculação destes com o cotidiano e sua leitura de mundo. O uso de métodos já conhecidos de metodologias ativas se enquadram perfeitamente em tais necessidades. Métodos que permitam o aluno compreender os conteúdos partindo de seus conhecimentos prévios e a partir de leituras, investigações e discussões com a literatura científica, reconstruir seus saberes, aprimorando seus conhecimentos prévios. O uso do fanzine como ferramenta de aplicação de metodologias ativas no Ensino de Ciências é forma eficiente de oportunizar ao aluno: protagonismo, autonomia e engajamento no processo de construção do seu próprio conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho descreve os procedimentos de uma proposta metodológica de uso do fanzine como ferramenta do Ensino de Ciências com estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Clara, localizada no município do Eusébio – CE durante a pandemia da Covid-19. Trata também das vantagens do uso do fanzine no processo de autonomia e protagonismo no ensino-aprendizagem dos discentes e tem como objetivo apresentar uma ferramenta de metodologia ativa. O processo metodológico deste estudo é um relato de experiência com abordagem qualitativa do tipo pesquisa exploratória e sua construção deu-se com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos dos estudos de Delizoicov e Angotti. Iniciamos com a definição da temática que abordou a relação do consumo consciente, produção de lixo e o meio ambiente, em seguida, o lançamento da proposta de confecção do fanzine e finalmente as apresentações das produções dos alunos. A produção deu-se de forma individual, devido as recomendações, sanitárias e de distanciamento social, sugeridas pelas autoridades de saúde, em virtude da situação pandêmica em que o país se encontra. De acordo com os resultados infere-se que a metodologia aqui utilizada auxiliou os alunos a entender e discutir a relação entre consumo, geração de lixo e meio ambiente e (re)conhecer como hábitos de consumo irresponsável podem destruir o meio ambiente e comprometer a sobrevivência da vida no planeta.
Descrição: SANTOS, Virgínia Rosa Vieira dos. O uso de metodologias ativas como alternativa no ensino de ciências em tempos de pandemia: experiência com fanzine. 2021, 34f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6434
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGÍNIA ROSA VIEIRA DOS SANTOS.pdf2021_art_vsantos.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.