Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6521
Título : Escola de Ensino Médio Frei Policarpo: reconhecendo e discutindo o racismo
Autor : Sousa, Brena Dielle Anastácio de
Palabras clave : Escola
Racismo
Aluno
Fecha de publicación : 11-feb-2022
Citación : SOUSA, B. D. A. (2022)
Resumen : A escola é um espaço que corrobora na construção de cidadãos para a sociedade, utilizando das mais variadas ciências para alcançar seus objetivos. A instituição possibilita discutir variados temas, dentre eles, podemos citar a contribuição da Lei 10.639 de 9 janeiro de 2003 que afirma a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, esta lei chegou em 2003 buscando resgatar a contribuição do negro nas áreas social, econômicas, política e outros. O objetivo foi discutir o racismo com os estudantes do 1o ano do ensino médio. Foi de natureza quali-quantitativa, utilizando de dados quantitativos e qualitativos. Foi realizado na Escola de Ensino Médio Frei Policarpo em Canindé, Ceará. O período foi de 2021 a 2022. Participaram 118 alunos da 1o ano. A coleta foi dividida em três etapas: 1a momentos iniciais (estudos, encontros, discussões e outros), 2a encontro com os alunos (disponibilização de materiais, diálogos e aplicação de questionário) e a 3a finalização do processo. A coleta de dados foi realizada nas aulas de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, este componente curricular busca trabalhar as competências socioemocionais. Foi identificado que os discentes já ouviram frases direcionadas a eles ou não que não foram legais, relataram que na internet já perceberam publicações de preconceito racial, se sentiram tristes quando ocorreu atitudes racistas com eles. O desafio de se trabalhar e entender o racismo no Brasil é grande, porém, necessário.
Descripción : SOUSA, Brena Dielle Anastácio de. Escola de Ensino Médio Frei Policarpo: reconhecendo e discutindo o racismo. 2022, 39f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6521
Aparece en las colecciones: Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRENA DIELLE ANASTACIO DE SOUSA.pdf2022_outros_bsousa.pdf802,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.