Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6526
Título: Conhecendo o chão que piso: solos da caatinga
Autor(es): Silva, Débora Gonçala Gomes da
Palavras-chave: Ensino
Sequência Didática
Metodologias interdisciplinares
Metodologias interculturais
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: SILVA, D. G. G. (2022)
Resumo: O semiárido brasileiro é caracterizado por ser um ambiente com baixa pluviosidade anual, com vegetação adaptada para viver nessas condições climáticas e uma diversidade de solos. o solo é onde pisamos, plantamos, é onde a água está armazenada e é onde construímos nossas casas, estudar suas características, classificações e formas de manejo é essencial para a manutenção dos ecossistemas e da vida no planeta. Diante da importância do solo, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma sequência didática que aborde a temática solo especialmente para discentes que vivem no bioma caatinga, estudando a classificação e caracterização, abordando aspectos culturais e históricos das pessoas que vivem na comunidade e sua relação com o solo. A sequência didática será aplicada no contexto nordestino, mas especificamente no estado do Ceará, na E. E. F. Santa Rita de Cássia, localizada no Distrito Água Branca, do município de Ipaporanga-CE. A ação didática foi planejada com cinco encontros, envolvendo metodologias contextualizadas, interdisciplinares e interculturais, de modo que envolvesse a comunidade em que a escola está inserida. Em cada encontro terá atividades diferentes como dinâmicas, apresentação artística, roda de conversa e divulgação do conhecimento em mídias sociais. A partir dessas atividades, espera-se que os alunos compreendam o que é solo, suas características, potencialidades e limitações, além perceberem que o chão que pisam traz consigo muita história e vida.
Descrição: SILVA, Débora Gonçala Gomes da. Conhecendo o chão que piso: solos da caatinga. 2022, 18f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6526
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA GONÇALA GOMES DA SILVA .pdf2022_outros_dsilva.pdf223,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.