Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/653
Título: Geopolítica africana na Guiné-Bissau: a presença de Angola e Nigéria na crise política de abril de 2012
Autor(es): Infande, Beto
Palavras-chave: Geopolítica - África, Sub-Saara
Guiné-Bissau - História - Golpes de Estado, 2012
Data do documento: 30-Nov-2016
Citação: INFANDE, B. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral tratar da geopolítica da África subsaariana a partir do Golpe Militar de 12 de abril de 2012, na Guiné-Bissau, o que trouxe as disputas das grandes potências da África Subsaariana, manifestadas pela presença de Angola e Nigéria. Além disso, comporta por objetivos específicos: (1) compreender os motivos do Golpe Militar na Guiné-Bissau em 2012; (2) entender a insistência de Angola em defender o regime do Carlos Gomes Junior ex-chefe do governo guineense durante o golpe; (3) entender a insistência da Nigéria em apoiar o governo golpista na Guiné-Bissau em 2012; (4) e compreender o papel desempenhado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) durante o período do golpe de 12 de abril. Fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, fazendo uso de uma abordagem interdisciplinar, recorrendo nos autores de Sociologia, Relações Internacionais e da História da África. Faz parte do que se chama de pesquisa descritivo-exploratória, uma vez que se propõe a compreender vários aspectos do golpe de 2012, ocorrido em Guiné-Bissau. Conclui-se que os interesses econômicos foram os motivos principais para a intervenção da Nigéria e Angola durante esse golpe.
Descrição: INFANDE, Beto. Geopolítica africana na Guiné-Bissau: a presença de Angola e Nigéria na crise política de abril de 2012. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/653
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_binfande.pdf697,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.