Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6542
Título: A leitura de textos literários como ferramenta de ressignificação e valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana.
Autor(es): Gomes, Lidiane Nascimento
Palavras-chave: Literatura
Lei 10.639/03
Ressignificação
Cultura Afro-brasileira
Data do documento: 8-Fev-2022
Citação: GOMES, L. N. (2022)
Resumo: Este trabalho é um relatório de um projeto de intervenção didático- pedagógica que foi elaborado com o objetivo de desenvolver práticas pedagógicas interculturais e interdisciplinares a partir da leitura de textos literários de autores afro-brasileiros nas aulas de Língua Portuguesa em uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental II da E.E.F Fernando Cavalcante Mota. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas a partir da leitura de poemas e contos da autora Conceição Evaristo que proporcionou o desenvolvimento de um leque de atividades nas aulas de língua portuguesa contribuindo assim, para ressignificar conhecimentos relacionados à história e a cultura dos povos africanos e afrodescendentes e ampliar as relações étnico-raciais no cotidiano da sala de aula contribuindo assim para a aplicabilidade da Lei 10.639/03.
Descrição: GOMES, Lidiane Nascimento. A leitura de textos literários como ferramenta de ressignificação e valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana. 2022, 53f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6542
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDIANE NASCIMENTO GOMES.pdf2022_outros_lgomes.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.