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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Rebecca Silveira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:30:34Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T12:30:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, R. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6552 | - |
dc.description | COSTA, Rebecca Silveira da. O uso interdisciplinar da literatura infantil afro-brasileira no ensino fundamental anos finais. 2022, 37f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente muito se discute acerca da importância da escola enquanto uma instituição formadora de saberes escolares, mas principalmente sociais e culturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar importância da literatura infantil afro-brasileira e africana, a partir da concepção da educação antirracista, em uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Redenção/CE. Para isso, busca-se refletir acerca da história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros, as desigualdades social e racial que atingem esses povos e importância da literatura como um instrumento que exerce papel social fundamental para a promoção do respeito à diversidade racial. Logo, por meio de duas áreas do conhecimento, a História e a Literatura, este trabalho pretende fazer considerações acerca da concepção de educação antirracista, da implementação da Lei no 10.639/03, do conceito de identidade, do papel da escola na formação identitária dos estudantes negros e da literatura infantil africana e afro-brasileira como instrumento transformador, que pode viabilizar a diminuição de práticas racistas no ambiente escolar. Assim, a execução desse estudo se dá por meio da leitura literária de livros infantis, buscando, em primeiro lugar, que a escola reconheça a ocorrência de práticas racistas na instituição, para que assim seja possível pensar em práticas pedagógicas a fim de desnaturalizar o racismo no ambiente escolar, ressaltando a cultura e a história do negro e promovendo, assim, um espaço igualitário e de respeito à diversidade racial. Como resultado desse trabalho, espera-se que, a partir da produção de conhecimento, de atitudes, posturas e valores que ressaltam a pluralidade étnico-racial, os(as) alunos(as) tenham um novo olhar, de curiosidade, interesse e respeito, acerca da história e da cultura negra, tornando-se capazes de respeitar as diferenças e valorizar as identidades. Além disso, espera-se que a instituição de ensino compreenda a importância de planejar e executar projetos/ações com foco no combate ao racismo no ambiente escolar, sendo esse um objetivo de todos(as) os(as) agentes da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil afro-brasileira e africana | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | O uso interdisciplinar da literatura infantil afro-brasileira no ensino fundamental anos finais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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