Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Tarcísia Edla Camurça-
dc.date.accessioned2025-03-26T12:59:41Z-
dc.date.available2025-03-26T12:59:41Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, T. E. C. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556-
dc.descriptionARAÚJO, Tarcísia Edla Camurça. A interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machado. 2022, 36f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de intervenção pedagógica que visa a adequação e atualização do currículo da EEM Alfredo Machado, pautado na história e cultura afro-brasileira e indígena, através da publicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como um momento histórico decisivo e de fundamental importância para o ensino da diversidade cultural existente no país. Desse modo, mudanças são necessária na educação brasileira, pois o currículo e o livro didático não são suficientes e/ou adaptados às particularidades de cada instituição de acordo com diversidade local. Assim, deve-se valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo descendente e oriundo de uma cultura plural, aperfeiçoando perdas, que se repetem no decorrer dos séculos, buscando identidade, direitos e igualdades entre as raças. Durante seis meses foram trabalhadas diversas práticas com temas culturais e interdisciplinar, buscando despertar o protagonismo juvenil, a identidade, pertencimento à comunidade, formação de opinião/argumentação e conscientização da população pelo uso de redes sociais. Por fim, esse ajustamento expande o foco dos currículos escolares para a diversidade racial, cultural, social, gênero e econômica brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterculturalpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machadopt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TARCISIA EDLA CAMURÇA ARAUJO.pdf2022_proj_taraújo.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.