Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Tarcísia Edla Camurça | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:59:41Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T12:59:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, T. E. C. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556 | - |
dc.description | ARAÚJO, Tarcísia Edla Camurça. A interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machado. 2022, 36f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de intervenção pedagógica que visa a adequação e atualização do currículo da EEM Alfredo Machado, pautado na história e cultura afro-brasileira e indígena, através da publicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como um momento histórico decisivo e de fundamental importância para o ensino da diversidade cultural existente no país. Desse modo, mudanças são necessária na educação brasileira, pois o currículo e o livro didático não são suficientes e/ou adaptados às particularidades de cada instituição de acordo com diversidade local. Assim, deve-se valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo descendente e oriundo de uma cultura plural, aperfeiçoando perdas, que se repetem no decorrer dos séculos, buscando identidade, direitos e igualdades entre as raças. Durante seis meses foram trabalhadas diversas práticas com temas culturais e interdisciplinar, buscando despertar o protagonismo juvenil, a identidade, pertencimento à comunidade, formação de opinião/argumentação e conscientização da população pelo uso de redes sociais. Por fim, esse ajustamento expande o foco dos currículos escolares para a diversidade racial, cultural, social, gênero e econômica brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Intercultural | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machado | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TARCISIA EDLA CAMURÇA ARAUJO.pdf | 2022_proj_taraújo.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.