Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/656
Título: Danças do povo Brasa (Balanta) da Guiné-Bissau na contemporaneidade: Kussunde, Kanta Po e Broska
Autor(es): Sia, Isna Gabriel
Palavras-chave: Balanta (povo africano)
Dança - Aspectos antropológicos - Guiné-Bissau
Etnologia - Guiné-Bissau
Data do documento: 28-Nov-2016
Citação: SIA, I. G. (2016)
Resumo: Este trabalho trata das transformações da cultura Brasa na contemporaneidade por meio da descrição etnográfica de três de suas danças, a saber: Kussunde, Kanta Po e Broska. Assim, o objetivo central consiste em analisar o impacto sofrido por essas danças diante de um cenário marcado por constantes transformações socioculturais que podem estar contribuindo para alterações das características originais de tais manifestações. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa de natureza etnográfica, descritiva e exploratória; entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a dançarinos e simpatizantes das referidas danças. Os principais resultados obtidos neste estudo mostram, por exemplo, quais foram as recentes transformações nos vestuários, nos instrumentos musicais e nos objetos utilizados pelos participantes. Além do mais, tem havido mercantilização na dança Broska, porque os músicos cantam para prestar homenagens a pessoas importantes da sociedade com o intuito de receber algo em troca enquanto que tanto na dança do Kussunde como na do Kanta Po não está havendo grandes investimentos no que concerne à sua realização. Pretende-se colaborar para preencher lacunas etnográficas e para o resgate da história e da identidade do povo Brasa.
Descrição: SIA, Isna Gabriel. Danças do povo Brasa (Balanta) da Guiné-Bissau na contemporaneidade: Kussunde, Kanta Po e Broska. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/656
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_isia.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.