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Título: Cotas Raciais no Ensino Superior: avaliação legislativa e debate público no Brasil (2019-2022).
Autor(es): Torres, Ivanildo Manuel
Palavras-chave: Cota Raciais
Lei 12.711/12
Raça
Ensino Superior
Data do documento: 26-Nov-2024
Citação: TORRES, I. M. (2024)
Resumo: O presente artigo visa investigar a disputa entre os argumentos a favor e contra as cotas raciais na educação na Câmara dos Deputados no contexto de avaliação da lei. Pois, antes da implementação das cotas, o acesso ao ensino superior no Brasil era extremamente desigual. A população negra enfrentava barreiras significativas devido a fatores históricos, sociais e econômicos. A falta de oportunidades educacionais de qualidade no ensino básico e médio contribuía para a baixa presença de estudantes negros nas universidades. Desse modo, a ênfase deste estudo será centrada nas fontes legislativas, dossiês, artigos de opinião, artigos científicos, notas públicas de organizações sociais a fim de examinar como esses suportes de informações discutiram a avaliação das cotas. Sob este raciocínio, é oportuno abrir parênteses para explicitar um pouco sobre a ideia de discutir as cotas raciais como medidas de promoção de justiça social no quesito da igualdade racial. As cotas raciais são medidas afirmativas adotadas para combater as desigualdades históricas e sociais que afetam negros, indígenas, pessoas com deficiência e de baixa renda no acesso à educação superior. Dessa forma, a existência dos discursos não a favor as cotas abrem possibilidades para pelo menos duas leituras possíveis: a primeira, equívoco e/ou falta de conhecimento sobre questões étnico-raciais; a segunda, falta de compromisso ou sensibilidade com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e equitativa.
Descrição: TORRES, Ivanildo Manuel. Cotas Raciais no Ensino Superior: avaliação legislativa e debate público no Brasil (2019-2022). 2024, 21f. TCC - Curso de Antropologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6648
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