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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Thalysse Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T18:11:47Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T18:11:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, T. S. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665 | - |
dc.description | SILVA, Thalysse Souza da. Descolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturité. 2020. 18f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A sociedade atual ainda está pautada no tecnicismo, o currículo escolar matemático é técnico, seguindo um padrão com saberes únicos, universais e para poucos. Nesse sentido é que a etnomatemática se põe como uma quebra desse paradigma. A partir da experiência com a etnomatemática foi possível perceber diferentes formas de trabalhar a Matemática em sala de aula, possibilitando desenvolver metodologias a partir de questões da realidade e vivência social e cultural da escola e de seus (as) alunos (as), de forma a contribuir com a educação básica. Para tanto, buscou-se o que existe de matemática na capoeira, levando para aplicar na educação básica, bem como realizou-se atividades e oficinas nos anos iniciais do ensino fundamental, usando como caminhos metodológicos a pesquisa qualitativa, além de realizar um questionário com estudantes e professora. Assim, o objetivo desse artigo é propor novos olhares para o ensino da Matemática, usando dos conhecimentos da etnomatemática. Os resultados observados foram que a etnomatemática pode contribuir decisivamente para o ensino e aprendizagem da matemática na educação formal, a partir de diversas realidades e grupos culturais, mobilizando o senso crítico, bem como a valorização da diversidade de conhecimentos, podendo ser usada também na formação contínua e básica de professores (as). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Descolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturité | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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