Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Thalysse Souza da-
dc.date.accessioned2025-04-22T18:11:47Z-
dc.date.available2025-04-22T18:11:47Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.citationSILVA, T. S. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665-
dc.descriptionSILVA, Thalysse Souza da. Descolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturité. 2020. 18f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade atual ainda está pautada no tecnicismo, o currículo escolar matemático é técnico, seguindo um padrão com saberes únicos, universais e para poucos. Nesse sentido é que a etnomatemática se põe como uma quebra desse paradigma. A partir da experiência com a etnomatemática foi possível perceber diferentes formas de trabalhar a Matemática em sala de aula, possibilitando desenvolver metodologias a partir de questões da realidade e vivência social e cultural da escola e de seus (as) alunos (as), de forma a contribuir com a educação básica. Para tanto, buscou-se o que existe de matemática na capoeira, levando para aplicar na educação básica, bem como realizou-se atividades e oficinas nos anos iniciais do ensino fundamental, usando como caminhos metodológicos a pesquisa qualitativa, além de realizar um questionário com estudantes e professora. Assim, o objetivo desse artigo é propor novos olhares para o ensino da Matemática, usando dos conhecimentos da etnomatemática. Os resultados observados foram que a etnomatemática pode contribuir decisivamente para o ensino e aprendizagem da matemática na educação formal, a partir de diversas realidades e grupos culturais, mobilizando o senso crítico, bem como a valorização da diversidade de conhecimentos, podendo ser usada também na formação contínua e básica de professores (as).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleDescolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturitépt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Thalysse Souza da Silva.pdf2020_art_thasilva.pdf389,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.