Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6765
Título: Mulheres africanas na liderança: presença e influência na União Africana
Autor(es): Cristóvão, Edna Diogo
Palavras-chave: Mulheres - Atividades políticas - África
União Africana
Mercado de trabalho
Data do documento: 4-Jul-2023
Citação: CRISTÓVÃO, E. D. (2023)
Resumo: Este artigo, lança luz a liderança feminina africana, objetivando teorizar a questão de gênero. Especificamente, busca contribuir para a quebra de paradigmas que cercam o papel da mulher no contexto político de modo que as diferenças deixem de ser normalizadas/romantizadas. Com isso, o artigo visa fazer uma análise sobre a presença e influência das mulheres africanas na União Africana, e, tem como objetivo analisar quais são os desafios que as mulheres africanas têm encontrado para ocuparem o lugar de liderança da União Africana. Como pergunta norteadora, o artigo procura entender qual é o impacto da presença de mulheres na UA, no tocante à igualdade de gênero e como impacta o plano de ação da organização do ponto de vista continental e internacional e contribui para a geração de políticas públicas de igualdade de gênero permitindo que mais mulheres cheguem ao mesmo e influenciar outras mulheres. Partimos da hipótese de que a presença de mulheres africanas no cargo de liderança da União Africana “empodera” a entidade para gênero. Para fortalecer a nossa pesquisa, usaremos a teoria feminista porque acreditamos ser a mais adequada para responder ao nosso problema de pesquisa, sendo que ela trata de analisar o fenômeno a partir de uma perspectiva centrada nas mulheres. Com isso, para aplicarmos esta teoria usaremos fontes ligadas a literatura que apresentam debates sobre mulheres e liderança feminina africana, partindo de textos de Oyewumi (1997), Diop (2014) e Nascimento (2008-2009). Entretanto, para a concretização da pesquisa os procedimentos metodológicos adotados serão a pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa de dados.
Descrição: CRISTÓVÃO, Edna Diogo. Mulheres africanas na liderança: presença e influência na União Africana. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6765
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_ednacristovao.pdf2023_arti_ednacristovao.pdf367,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.