Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6778
Título: | Saúde na escola: dificuldades enfrentadas pelos profissionais de educação |
Autor(es): | Sousa, Faheyla Araújo |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental I Atuação profissional Professores |
Data do documento: | 8-Jan-2020 |
Citação: | SOUSA, F. A. (2020) |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender os desafios vivenciados por professores de Ensino Fundamental I sobre a perspectiva de atuação profissional. Trata-se de uma a revisão bibliográfica, sendo o mesmo realizado mediante busca nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os descritores utilizados foram: “Ensino Fundamental I”, “Atuação profissional” e “Professores”. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos 5 (cinco) anos, em língua portuguesa e disponível na íntegra. Constatou-se que a atuação do professor do Ensino Fundamental I é árdua, pois enfrenta dificuldades no cotidiano escolar. Denota-se também que boa parte dos educadores não possui qualificação mínima desejada pela lei para estarem em atuação em sala de aula bem como trabalha com a instituição educacional desenvolvendo diversas práticas que veem as relações de ensino aprendizagem, para proporcionar aos alunos desenvolvimento de maneira autônoma. É imprescindível destacar também a escassez de literaturas relacionadas à contribuição da Psicologia na formação do docente. Destaca-se como necessária a interação entre a família e a escola, pois através desta parceria é possível obter resultados satisfatórios numa perspectiva de melhoria de qualidade na aprendizagem. Sugere-se, portanto, mais pesquisas sobre a educação brasileira no ensino fundamental I, pois é uma temática relevante e necessária que proporciona discussões sobre os desafios e potencialidades dos educadores em sala de aula em prol do êxito do processo ensino-aprendizagem. |
Descrição: | SOUSA, Faheyla Araújo. Saúde na escola: dificuldades enfrentadas pelos profissionais de educação. 2020. 14f. TCC - Curso de Especialização em Saúde Da Família, Instituto De Ciências Da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6778 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Especialização em Saúde da Família |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FAHEYLA ARAÚJO SOUSA .pdf | 2020_art_fsousa.pdf | 230,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.