Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6816
Título: | A abordagem do aspecto da concordância no livro didático em contraste com a metodologia de aprendizagem linguística |
Autor(es): | Santos, Elielton José dos |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Concordâncias Livros didáticos Metodologia de aprendizagem ativa |
Data do documento: | 14-Mai-2024 |
Citação: | SANTOS, E. J. (2024) |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor uma estratégia metodológica para substituir a forma tradicional de abordagem do ensino da concordância em sala de aula, a partir do contraste entre sua forma de apresentação presente em um livro didático e as oportunidades de abordagens que se abrem a partir dos princípios da teoria gerativa associados à metodologia de aprendizagem linguística ativa. A investigação realizada teve como metodologia uma análise qualitativa do aspecto das concordâncias abordado no livro didático à luz do gerativismo linguístico, visando avaliar as possibilidades de implementação da metodologia ativa como alternativa ao método proposto neste material. O contraste entre a forma de abordagem presente no livro e as proposições teóricas gerativistas possibilitou a percepção de que, em um contexto real de aprendizagem, a construção de conhecimentos linguísticos pode ser realizada de maneira mais efetiva através da estimulação da reflexão sobre os fatos da língua ao invés de se basear em aulas expositivas que visem apenas a fixação de conteúdos e nomenclaturas, sem a contextualização necessária e sem a inclusão do aluno como agente em um processo de descoberta gradativa dos fatos linguísticos aos quais está ligado dia após dia em suas interações sociais. Essa constatação possibilitou a compreensão de que uma metodologia ativa aplicada ao estudo da concordância em sala de aula pode proporcionar alternativas promissoras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em língua portuguesa. |
Descrição: | SANTOS, Elielton José dos. A abordagem do aspecto da concordância no livro didático em contraste com a metodologia de aprendizagem linguística. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6816 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_elieltonsantos.pdf | 2024_mono_elieltonsantos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.