Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jango, Maria Domingas | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T18:08:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T18:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | JANGO, M. D. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6827 | - |
dc.description | JANGO, Maria Domingas. O português angolano e a resistência linguística: as gírias do Kuduru como representação de identidades sociais. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo investiga as gírias do kuduru em Angola como expressões de resistência linguística e afirmação de identidade no contexto do português angolano. Consideramos essas gírias como símbolos de resistência cultural e identidade social, distanciando-se das normas do português europeu e brasileiro. O objetivo geral do presente estudo é o de compreender o português angolano falado nas periferias de Luanda, ao se analisar essas expressões nas composições dos kuduristas, como formas de representação e identificação social, revelando como refletem e consolidam as identidades culturais e sociais locais. Entre os objetivos específicos, busca-se definir as gírias do kuduru como expressão de identidade e resistência, identificar e contextualizar exemplos em músicas específicas e destacar a riqueza cultural e social do português angolano. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica, em perspectiva interdisciplinar, baseando-se em obras que abordam a variação linguística do português angolano, bem como a sua história de formação, além de textos sobre a música angolana e sobre o conceito de gírias em um viés linguístico. De forma sintética, os resultados destacam três tipos de gírias que foram encontradas nas canções selecionadas: 1) palavras advindas de línguas nacionais angolanas que refletem a identidade social do grupo; 2) expressões da língua portuguesa ressignificadas em função do contexto de uso; 3) jargões específicos identificados em canções como "Comboio" e "Minguito 01 e 02." O estudo conclui que as gírias do Kuduro não apenas refletem resistência cultural, mas também fortalecem a identidade angolana ao ressignificar o português e ao conectar linguagem e realidade social do país, mostrando o papel dessas expressões na construção de uma identidade angolana autônoma e representativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Kuduru | pt_BR |
dc.subject | Gíria | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Angola | pt_BR |
dc.title | O português angolano e a resistência linguística: as gírias do Kuduru como representação de identidades sociais | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_mariajango.pdf | 2024_mono_mariajango.pdf | 778,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.