Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Title: Gestão de resíduos sólidos dos serviços de saúde: análise do modelo de gerenciamento em uma unidade de saúde no município de Salvador
Authors: Azevedo, Manuela Mattos Vasconcellos
Keywords: Coleta seletiva de lixo - Salvador, BA - Administração
Gestão dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde - Salvador, BA
Preservação ambiental
Issue Date: 19-May-2018
Citation: AZEVEDO, M. M. V. (2018)
Abstract: Considerando ser o “lixo” uma das maiores problemáticas humanas, não apenas urbanas, e a sua constante e evolutiva produção, entende-se ser de suma importância buscar sempre as soluções mais sustentáveis e eficientes para o seu descarte, reuso, reciclagem e a redução da sua geração – item este primordial. O presente trabalho versa sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS) com base na análise do modelo de gerenciamento adotado em uma unidade de saúde no município de Salvador (Bahia). Tem por objetivo analisar o modelo de gerenciamento dos RSSS – da geração à destinação final – em uma unidade de saúde no Município de Salvador sob a ótica da preservação ambiental, buscando identificar as categorias dos resíduos gerados em estabelecimentos de saúde, conhecer as legislações e regulamentos aplicáveis ao gerenciamento destes, bem como compreender a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde em um estabelecimento de Saúde no Município de Salvador – BA. Atenta-se também ao modelo de gestão aplicado pelo município e os reflexos deste sobre o desenvolvimento sustentável do espaço urbano e daqueles que o habitam. A análise feita diante das pesquisas de campo realizadas à unidade de saúde e uma empresa especializada em tratamento de resíduos perigosos no município de Salvador, buscou conhecer e compreender a dinâmica do processo de gerenciamento dos resíduos de saúde, observando os pontos críticos a fim propor estratégias de melhorias e/ou soluções.
Description: AZEVEDO, Manuela Mattos Vasconcellos. Gestão de resíduos sólidos dos serviços de saúde: análise do modelo de gerenciamento em uma unidade de saúde no município de Salvador. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/689
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_mazevedo.pdf850,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.