Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6892Registro completo de metadatos 
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma | 
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Menezes, Adriane Ramos de | - | 
| dc.date.accessioned | 2025-05-26T19:10:52Z | - | 
| dc.date.available | 2025-05-26T19:10:52Z | - | 
| dc.date.issued | 2024-11-21 | - | 
| dc.identifier.citation | MENEZES, A. R. (2024) | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6892 | - | 
| dc.description | MENEZES, Adriane Ramos de. Brincando e aprendendo: o papel da alfabetização e letramento na Educação Infantil em uma escola de São Francisco do Conde/Bahia. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo explorar o papel da alfabetização e letramento na Educação Infantil, com foco nas práticas pedagógicas adotadas pela professora regente em uma turma de educação infantil em 2024. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva, sustentada por teóricos como Magda Soares (2003), Pimenta e Lima ( 2012), Artur Gomes de Morais e Eliana Borges Correia de Albuquerque, Ana Carolina Perrusi Alves Brandão (2016) e diversos outros autores renomados presentes no texto. A coleta de dados foi realizada durante o estágio supervisionado de 19/03/2024 a 19/04/2024, em São Francisco do Conde/Bahia, por meio de observações e análise das atividades desenvolvidas em sala de aula. Os resultados apontaram que práticas lúdicas, como os jogos de palavras, contação de história, foram eficazes no reconhecimento de letras e palavras, além de estimularem o interesse das crianças pela escrita de seus nomes, promovendo maior participação ativa nas atividades. O estudo destaca a importância das práticas lúdicas no desenvolvimento da alfabetização e letramento, práticas que destacam o enriquecimento do ambiente de aprendizagem na educação infantil. | pt_BR | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR | 
| dc.subject | Letramento | pt_BR | 
| dc.subject | Educação infantil - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR | 
| dc.subject | Brincadeiras | pt_BR | 
| dc.title | Brincando e aprendendo: o papel da alfabetização e letramento na Educação Infantil em uma escola de São Francisco do Conde/Bahia | pt_BR | 
| dc.type | Article | pt_BR | 
| Aparece en las colecciones: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) | |
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_arti_adrianemenezes.pdf | 2024_arti_adrianemenezes.pdf | 675,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         