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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jaite, Aminata Arcadia Vaz | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T12:26:59Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T12:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.identifier.citation | JAITE, A. A. V. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6896 | - |
dc.description | JAITE, Aminata Arcardia Vaz. Desigualdade de gênero no sistema educativo na Guiné-Bissau: um estudo sobre a inclusão feminina no ensino básico, na região de Bafatá. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo de desigualdade de gênero no Sistema Educacional na Guiné-Bissau, particularmente na região de Bafatá, constituí um fenômeno social histórico com impacto significativo na inclusão feminina no ensino básico. Neste sentido, o presente artigo propõe compreender a desigualdade de gênero e suas influências no acesso e permanência das meninas no sistema de ensino, na região de Bafatá. Assim, partimos de seguinte questionamento: quais são as políticas educacionais implementadas para garantir o acesso e permanência das meninas e promover a equidade de gênero no sistema educativo guineense na região de Bafatá? A pesquisa incide sobre as experiências das meninas do ensino básico, do terceiro ciclo de 7ª, 8ª e 9º das escolas públicas, na região de Bafatá. Tivemos em devida conta o impacto de processos históricos na formação das práticas educacionais atuais e como as dinâmicas sociais perpetuam desigualdades de gênero. Temos em apreço as contribuições de Cá (2000) e Furtado (2005) para abordar o sistema educacional antes da colonização e no período colonial e suas influências na atualidade. A concepção de gênero foi orientada pelas epistemologias de algumas autoras africanas como Oyěwúmí (2021), Patrícia Godinho (2015) e Odete Semedo (2005). A partir da metodologia qualitativa, percebemos que, os principais desafios que as meninas frequentam segundo Baticã (2015) são os problemas relacionados à falta de recursos e infraestrutura, o que afetaria a qualidade do ensino e aprendizagem das meninas. A distância é um dos fatores principais para o abandono escolar para as meninas na região de Bafatá. O estudo recomenda a implementação de políticas específicas que visam reduzir as barreiras enfrentadas pelas meninas, como a melhoria das infraestruturas escolares e fornecer suporte para as famílias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Educação - Bafatá (Guiné-Bissau) | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Desigualdade de gênero no sistema educativo na Guiné-Bissau: um estudo sobre a inclusão feminina no ensino básico, na região de Bafatá | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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