Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6899
Título: O lúdico como estratégia motivacional no ensino de língua inglesa para alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Maria do Carmo Bezerra
Autor(es): Silva, Carla Cristina Andrade da
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Ludicidade
Motivação
Ensino Médio
Estratégias Pedagógicas
Estratégias Pedagógicas
Data do documento: 25-Nov-2024
Citação: SILVA, C. C. A. (2024)
Resumo: O Ensino de Língua Inglesa enfrenta desafios significativos no ensino médio, como a desmotivação dos alunos e a dificuldade em adquirir uma nova língua. Devido a esses problemas, é necessário encontrar uma maneira de dinamizar o processo de ensino- aprendizagem, de manter os alunos do primeiro ano do ensino médio mais interessados em aprender. Desta forma, o propósito desta investigação é buscar revelar o papel do componente lúdico como estratégia motivacional de ensino de Língua Inglesa para estudantes da escola Maria do Carmo Bezerra em Acarape-Ce. O estudo advém de uma abordagem qualitativa e busca entender a maneira como as atividades lúdicas podem auxiliar no ensino-aprendizagem e na interação com os alunos. Alguns dos resultados preliminares mostram avanços significativos com o uso de atividades lúdicas; muitos estudantes obtiveram uma maior confiança no uso do inglês, mesmo que de forma simples. Atividades e desafios de vocabulário ajudaram a quebrar a barreira do medo de errar, um obstáculo comum entre os alunos. Além disso, foi observada uma melhoria na interação e colaboração entre os alunos. Jogos em grupo desenhados especificamente para este estudo promoveram não apenas a prática do inglês, mas também a colaboraçãoentre os estudantes, fortalecendo os relacionamentos interpessoais e criando um ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo. No entanto, também foram identificados desafios na implementação dessas atividades, como a resistência inicial de alguns alunos, que estavam mais habituados aos métodos tradicionais de ensino. Em resumo, os resultados indicam que as atividades lúdicas têm um papel crucial na motivação e aprendizagem da Língua Inglesa no ensino médio para estudantes da escola Maria do Carmo Bezerra em Acarape-Ce
Descrição: SILVA, Carla Cristina Andrade da. O lúdico como estratégia motivacional no ensino de língua inglesa para alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Maria do Carmo Bezerra. 2024, 29f. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6899
Aparece nas coleções:Monografias - Letras Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA CRISTINA ANDRADE DA SILVA.pdf2024_mono_csilva.pdf288,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.