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dc.contributor.authorOliveira, Edilson Borges de-
dc.date.accessioned2025-05-27T17:18:33Z-
dc.date.available2025-05-27T17:18:33Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, E. B. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6903-
dc.descriptionOLIVEIRA, Edilson Borges de. O ensino de matemática nos anos iniciais: a influência do estágio supervisionado na formação do pedagogo. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca analisar o papel do estágio supervisionado na formação de uma visão crítica sobre a prática pedagógica no ensino de matemática. Justifica-se pela relevância do estágio como momento de integração entre teoria e prática, proporcionando ao pedagogo em formação experiências que permitem compreender a complexidade do ensino e enfrentar desafios da docência. Além disso, destaca-se a importância de uma formação que vá além dos modelos tradicionais, promovendo práticas reflexivas e pedagógicas, e de uma educação matemática que contribua para a formação crítica dos alunos. O estudo tem como objetivos identificar o estágio supervisionado como uma oportunidade de reflexão sobre o ensino de matemática e avaliar como as atividades realizadas nesse contexto ampliam a percepção do futuro docente sobre os desafios de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise documental, tendo como principal fonte o relatório de estágio curricular supervisionado do autor do trabalho. Essa abordagem permitiu explorar aspectos subjetivos da formação docente, destacando a interação entre teoria e prática. A análise permite identifica fragilidades na formação matemática dos pedagogos e possibilitou identificar estratégias pedagógicas. Os resultados evidenciam que o estágio supervisionado desempenha papel essencial na formação docente, ao proporcionar vivências no contexto escolar, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas. Durante o estágio, atividades como elaboração de planos de aula, observação de práticas docentes e interação com os alunos contribuíram significativamente para a construção da identidade profissional e para a compreensão das complexidades do ensino de matemática nos anos iniciais. Conclui-se que o estágio supervisionado é um espaço indispensável para a formação do pedagogo, mas há necessidade de repensar sua estrutura, ampliando a carga horária e promovendo maior acompanhamento por parte dos professores da universidade. Essas ações são fundamentais para aprimorar a formação inicial e o preparo dos pedagogos para um ensino de matemática crítico e significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPedagogos - Formaçãopt_BR
dc.titleO ensino de matemática nos anos iniciais: a influência do estágio supervisionado na formação do pedagogopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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