Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Lorena da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T17:15:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T17:15:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, L. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944 | - |
dc.description | NUNES, Lorena da Silva. A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como a inserção da musicalidade advinda da capoeira na educação permite novas estratégias de alfabetização e afro letramento. A partir da ludicidade, indicamos como a capoeira e sua musicalidade podem ser uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades mentais, cognitivas e físicas das crianças. O artigo foi construído fundamentado na pesquisa de cunho qualitativo e utilizando o estudo bibliográfico e a oralidade como procedimentos metodológicos básicos, realizo um debate articulando corpo, capoeira e educação básica. O texto se apoia em intelectuais como: Paulo Freire, Amílcar Cabral, Catherine Walsh, Elisabete Nascimento, entre outras e outros. Com a aprovação das Leis 10.639/03, que altera a LDB nº 9394/96 surge a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que pode ocasionar a transformação de diversas perspectivas educacionais. A conquista decorreu da militância do movimento negro e de intelectuais apoiados pelos agentes sociais. E por meio dela poderemos repensar políticas educacionais e construir práticas antirracistas. O artigo apresenta discussões pertinentes acerca do tema, ao mesmo tempo que indica a musicalidade da capoeira como uma estratégia que permite uma abordagem de ensino afrocentrada, que pode promover o afro letramento e possui uma perspectiva de educação decolonial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_lorenanunes.pdf | 2024_arti_lorenanunes.pdf | 328,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.