Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNunes, Lorena da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-28T17:15:23Z-
dc.date.available2025-05-28T17:15:23Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationNUNES, L. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6944-
dc.descriptionNUNES, Lorena da Silva. A musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramento. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como a inserção da musicalidade advinda da capoeira na educação permite novas estratégias de alfabetização e afro letramento. A partir da ludicidade, indicamos como a capoeira e sua musicalidade podem ser uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades mentais, cognitivas e físicas das crianças. O artigo foi construído fundamentado na pesquisa de cunho qualitativo e utilizando o estudo bibliográfico e a oralidade como procedimentos metodológicos básicos, realizo um debate articulando corpo, capoeira e educação básica. O texto se apoia em intelectuais como: Paulo Freire, Amílcar Cabral, Catherine Walsh, Elisabete Nascimento, entre outras e outros. Com a aprovação das Leis 10.639/03, que altera a LDB nº 9394/96 surge a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que pode ocasionar a transformação de diversas perspectivas educacionais. A conquista decorreu da militância do movimento negro e de intelectuais apoiados pelos agentes sociais. E por meio dela poderemos repensar políticas educacionais e construir práticas antirracistas. O artigo apresenta discussões pertinentes acerca do tema, ao mesmo tempo que indica a musicalidade da capoeira como uma estratégia que permite uma abordagem de ensino afrocentrada, que pode promover o afro letramento e possui uma perspectiva de educação decolonial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleA musicalidade da capoeira como estratégia de alfabetização e afroletramentopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_arti_lorenanunes.pdf2024_arti_lorenanunes.pdf328,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.