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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/698
Título: | Relações bilaterais Brasil & Guiné-Bissau no plano educacional durante o governo Lula (2003-2010) |
Autor(es): | Cambanco, Deuinalom Fernando |
Palavras-chave: | Brasil - Política e governo - 2003-2010 Educação - Cooperação internacional Guiné-Bissau - Relações exteriores Relações internacionais |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Citação: | CAMBANCO, D. F. (2016) |
Resumo: | Este trabalho consiste numa pesquisa monográfica inserida no campo das Relações Internacionais, voltada especificamente para os estudos de relações bilaterais entre Brasil e Guiné-Bissau no âmbito da educação durante a governação do Ex-Presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, cujo tema propriamente é Relações Bilaterais Brasil & Guiné-Bissau no Plano Educacional Durante Governo Lula (2003-2010). O trabalho tem como principal objetivo identificar os projetos educacionais para a Guiné-Bissau empreendidos pelo Governo Lula, no período compreendido entre 2003 e 2010. Visto que, na Guiné-Bissau, o sistema de ensino ainda deixa muito a desejar. O país carece de recursos econômico-financeiros para investir na educação para suas crianças e jovens. Obter educação de qualidade na Guiné-Bissau é um desafio imenso, a falta de infra-estruturas condignas, a penúria de materiais didáticos apropriados, a falta de profissionais qualificados e, sobretudo, o mau funcionamento dos já precários centros de formações existentes no país fazem jus ao débil e caótico sistema educativo que o mesmo apresenta. Mediante essas objeções, o país vem recebendo apoio dos parceiros para o desenvolvimento nas mais variadas áreas. As ONGs (Organizações não Governamentais) e os países parceiros entre os quais a República Federativa do Brasil têm evidenciado esforços para melhorar a dinâmica do sistema de ensino guineense. Esses apoios ocorrem de formas variadas, entre as quais pelos financiamentos para a construção de centros de formações, promoção de seminários e workshops de capacitação de jovens e adultos, principalmente os profissionais não diplomados, ateliers entre outras. Entretanto, o trabalho além de identificar tais projetos, procurou fazer uma análise dos mesmos, tendo em vista a debilidade do próprio sistema educativo, como já foi acima elucidado, de modo a compreender de que maneira os mesmos (projetos), têm contribuído e ainda contribuem para o provimento de um ensino de qualidade e qualificação de recursos humanos capazes de alavancar o desenvolvimento do país. |
Descrição: | CAMBANCO, Deuinalom Fernando. Relações bilaterais Brasil & Guiné-Bissau no plano educacional durante o governo Lula (2003-2010). 2016. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/698 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
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