Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/699
Título: Memórias e narrativas de resistência num recôncavo da Bahia: as Caretas de Acupe - Santo Amaro
Autor(es): Alves, Joice Lorena do Sacramento
Palavras-chave: Caretas de Acupe
Folclore - Encenação - Santo Amaro, BA
Grupos étnicos - Santo Amaro, BA
Santo Amaro, BA - História
Data do documento: 21-Nov-2016
Citação: ALVES, J. L. S. (2016)
Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa monográfica de conclusão do curso de Bacharelado em Humanidades da Unilab. São apresentados resultados das investigações bibliográficas e empíricas desenvolvidas sobre memórias e narrativas num Recôncavo da Bahia, tendo como mote a festa das Caretas de Acupe, distrito de Santo Amaro. As Caretas consistem em uma manifestação popular criada em 1850 por escravizados do Engenho Velho de Acupe. O principal objetivo é entender a cultura popular produzida pelos moradores daquele distrito a fim de mostrar não só o que a festa é, mas também o que ela significa culturalmente para a comunidade. O método utilizado é a etnografia para observação e descrição das vestimentas, pinturas e músicas que compõem a festa, bem como para coleta de histórias orais dos mais antigos pescadores e marisqueiras do distrito acerca dos folguedos e de suas transformações ao longo do tempo. Destacam-se a presente participação da comunidade nos folguedos das crianças aos idosos; a receptividade dos moradores com quem chega para admirar e participar dos festejos.
Descrição: ALVES, Joice Lorena do Sacramento. Memórias e narrativas de resistência num recôncavo da Bahia: as Caretas de Acupe - Santo Amaro. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/699
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_jalves.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.