Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7014
Título: Panorama do ensino superior no Brasil e evasão escolar: estudo de caso na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, CE
Autor(es): Oliveira, Paulo Henrique Costa de
Palavras-chave: Ensino superior
Trancamento
Administração Pública
Covid-19
Data do documento: 9-Jul-2024
Citação: OLIVEIRA, P. H. C. (2024)
Resumo: Este estudo examina o cenário universitário nacional seguindo até alcançar o curso de Graduação em Administração Pública Presencial da UNILAB, no Ceará, destacando sua relevância regional. Analisa dados de matrículas, trancamentos, cancelamentos, ativos entre outros 2018 e 2023, mapeando a expansão do ensino superior no Brasil e no Ceará até o Maciço de Baturité. O trabalho revisa a literatura sobre o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e explora a problemática da evasão escolar, incluindo os impactos da pandemia de COVID-19. A pesquisa propõe ainda estratégias para mitigar a evasão escolar, destacando a necessidade de políticas públicas inclusivas e estratégias institucionais para melhorar a retenção dos estudantes.
Descrição: OLIVEIRA, Paulo Henrique Costa de. Panorama do ensino superior no Brasil e evasão escolar: estudo de caso na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, CE. 2024. 44f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7014
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO HENRIQUE COSTA DE OLIVEIRA.pdf2024_mono_pauloliveira.pdf728,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.