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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Ana Jéssyca da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:10:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T14:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, A. J. S. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7020 | - |
dc.description | LIMA, Ana Jéssyca da Silva. Análise da afetividade mediante a relação entre as práticas pedagógicas realizadas pelo PIBID/Pedagogia e aplicação de mapas afetivos em uma escola de Acarape/CE. 2019. 72f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar a afetividade mediante práticas pedagógicas, como também, a aplicação dos mapas afetivos, e as possíveis relações destes com o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 4° ano, em uma escola de ensino fundamental da rede pública na cidade de Acarape/CE. As práticas pedagógicas analisadas são resultantes do trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que desenvolve atividades pedagógicas na escola a fim de contribuir para melhoria da educação básica brasileira. A atual pesquisa é de caráter bibliográfico, e utiliza-se da metodologia de apreensão dos afetos, recebendo tratamento de pesquisa qualitativa. A análise decorre de como as práticas pedagógicas realizadas na escola, podem produzir a manifestação dos afetos das crianças envolvidas. A aplicação dos mapas afetivos nos permite uma investigação metódica da relação afetiva da criança com o espaço escolar. O resultado final mostrou-se satisfatório, uma vez que explora e debate práticas pedagógicas que trabalham além da dimensão cognitiva, também a dimensão afetiva-volitiva das crianças na escola e em sala de aula. Além deste resultado, através da análise dos mapas afetivos foi possível compreender quais os afetos manifestados pelos educandos em sua relação com o espaço escolar. Acreditamos desta forma, estarmos colaborando para o rompimento da dualidade persistentemente propagada pela educação tradicional, de se trabalhar cognição e afetividade de forma dissociada. Tencionamos contribuir assim, para práticas pedagógicas que promovam o pleno desenvolvimento do educando levando em consideração seu contexto social, cultural, familiar, econômico, e afetivo, contribuindo para uma melhor compreensão das dimensões cognitivas e afetivas das crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Mapas afetivos | pt_BR |
dc.title | Análise da afetividade mediante a relação entre as práticas pedagógicas realizadas pelo PIBID/Pedagogia e aplicação de mapas afetivos em uma escola de Acarape/CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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