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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7048
Título: | A problemática da escrita dos estudantes do Ensino Médio na Guiné-Bissau: uma análise das redações de exames de admissão da Unilab |
Autor(es): | Silva, Heráclito Adende Gomes da |
Palavras-chave: | Redação Ensino médio - Guiné-Bissau Escrita |
Data do documento: | 26-Nov-2024 |
Citação: | SILVA, H. A. G. (2024) |
Resumo: | Vivemos numa sociedade em que escrita se torna obrigatória e indispensável para a convivência social. Tudo depende da escrita inclusive na educação. As provas, os exames são todos apresentados na forma escrita. Isso significa que a escrita passou a ter um valor importante, inclusive no ingresso ao ensino superior, daí que se questionam quais são os principais erros cometidos pelos estudantes guineenses ao escrever uma redação acadêmica? Partimos das discussões de Cagliari (2009), de Coulmas (2014), de Timbane e Souza (2018), Xavier (2009), Andrade (2000) entre outros teóricos. O presente artigo tem como finalidade identificar os principais erros da escrita nas redações dos estudantes do ensino médio na Guiné-Bissau (GB), além disso apresentar sugestões metodológicas para a prática da escrita. Especificamente a pesquisa visa, a) analisar os erros na escrita das redações de alunos guineenses de ensino médio ingressantes na UNILAB no ano de 2022: b) descrever os principais erros cometidos pelos alunos guineenses nas redações; c) propor estratégias para melhoria da escrita da redação dos estudantes do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que coletou 40 redações de estudantes guineenses de ensino médio concursantes ao ingresso na UNILAB. As redações foram analisadas atendendo os seguintes itens: a) Erro por falta de acento ou til; b) Erro por falta ou troca de letra; c) Erro por excesso de letras; d) Erro por falta de pontuação; e) Erro pelo uso do anterior Acordo Ortográfico (AO) (1945). Da pesquisa se identificou 425 erros, sendo os mais comuns os “Erros por falta de acento ou til” (153 casos) e “Erros por falta ou troca de letra (172 casos). Da pesquisa se concluiu que os erros perturbam a compreensão da redação, denunciam a fraqueza do escritor, demonstram o desconhecimento do novo Acordo Ortográfico e revelam a fraca formação no ensino médio. Propõe-se que o ensino secundário da Guiné-Bissau possa valorizar mais a escrita, que é a base de toda a formação acadêmica. Que as atividades de correção ortográfica não sejam apenas para os professores de língua portuguesa. Entendemos que os professores das outras disciplinas devem e podem participar contribuindo para a melhoria da qualidade da produção escrita dos alunos do ensino secundário. |
Descrição: | SILVA, Heráclito Adende Gomes da. A problemática da escrita dos estudantes do Ensino Médio na Guiné-Bissau: uma análise das redações de exames de admissão da Unilab. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7048 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
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