Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050
Título: Identidade profissional em construção: o papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente
Autor(es): Gama, Dielly da Silva
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica
Identidade
Residentes
Data do documento: 22-Nov-2024
Citação: GAMA, D. S. (2024)
Resumo: A presente pesquisa propõe discutir as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a construção identitária de discentes do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estão imersos em seu percurso inicial acadêmico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira (UNILAB). Como abordagens teóricas, destacamos a importância do programa enquanto precursor de interações sociais que possibilita o processo construtivo da identidade docente, levando em consideração a significação social e profissional do professor (Pimenta, 1999; Tardif, 2010). Em seguida, abordamos a importância da subjetividade docente para a formação docente reflexiva e emancipatória (Freire, 2024; hooks, 2017). Como suporte metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa de caráter exploratório, para isso, contamos com as entrevistas de sete residentes que contribuíram para efetivação desta pesquisa. E, finalmente, descrevemos as narrativas dos residentes-docentes no processo de análise de dados, verificando os contextos facilitadores e desafiadores do processo prático no PRP, para a construção da identidade docente. Os resultados da imersão no programa, apontam que a identidade docente é um processo evolutivo e mutável e que as potencialidades do PRP ofereceram subsídios necessários para esta construção.
Descrição: GAMA, Dielly da Silva. Identidade profissional em construção: O papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente. 2024. 25f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dielly da Silva Gama.pdf2024_art_dgama.pdf336,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.