Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050
Título: | Identidade profissional em construção: o papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente |
Autor(es): | Gama, Dielly da Silva |
Palavras-chave: | Programa de Residência Pedagógica Identidade Residentes |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Citação: | GAMA, D. S. (2024) |
Resumo: | A presente pesquisa propõe discutir as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a construção identitária de discentes do curso de Letras - Língua Portuguesa, que estão imersos em seu percurso inicial acadêmico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira (UNILAB). Como abordagens teóricas, destacamos a importância do programa enquanto precursor de interações sociais que possibilita o processo construtivo da identidade docente, levando em consideração a significação social e profissional do professor (Pimenta, 1999; Tardif, 2010). Em seguida, abordamos a importância da subjetividade docente para a formação docente reflexiva e emancipatória (Freire, 2024; hooks, 2017). Como suporte metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa de caráter exploratório, para isso, contamos com as entrevistas de sete residentes que contribuíram para efetivação desta pesquisa. E, finalmente, descrevemos as narrativas dos residentes-docentes no processo de análise de dados, verificando os contextos facilitadores e desafiadores do processo prático no PRP, para a construção da identidade docente. Os resultados da imersão no programa, apontam que a identidade docente é um processo evolutivo e mutável e que as potencialidades do PRP ofereceram subsídios necessários para esta construção. |
Descrição: | GAMA, Dielly da Silva. Identidade profissional em construção: O papel do programa resistência pedagógica na formação inicial docente. 2024. 25f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7050 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dielly da Silva Gama.pdf | 2024_art_dgama.pdf | 336,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.