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Título: A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico
Autor(es): M'boto, Tiago
Palavras-chave: Colonização curricular
Ensino básico
Guiné-Bissau
Data do documento: 6-Nov-2024
Citação: M'BOTO, T. (2024)
Resumo: O currículo da educação formal na Guiné-Bissau teve a sua história ligada ao processo colonial assim como os outros países do continente africano que sofreram o processo de colonização, sendo influenciados fortemente pela cultura e literatura europeia. Este fato histórico estabelece forte relação entre a colonização, o processo de ensino e aprendizagem guineense. Este artigo tem como objetivo entender em que medida os materiais didáticos impactam a aprendizagem dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau. O estudo se fundamenta em autores e pesquisadores que discutem o currículo como Freire (1989), Silva (1999) e Cá (2008). Do ponto de vista metodológico esta pesquisa fundamenta-se em abordagem de análise qualitativa e bibliográfica, considerando o material didático denominado A NOSSA VIDA. O trabalho constata que há dificuldade dos alunos guineenses no processo de ensino- aprendizagem do primeiro ciclo do Ensino Básico na Guiné-Bissau.
Descrição: M'BOTO, Tiago. A (des)colonização curricular na Guiné-Bissau : uma análise de materiais didáticos do primeiro ciclo do ensino básico. 2024. 16f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7055
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