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Título: O papel do conhecimento endógeno dos Balanta Quintoé na proteção do meio ambiente na Guiné-Bissau no período de 2012 A 2024
Autor(es): Cunté, Samuel Antonio
Palavras-chave: Saberes tradicionais
Conhecimento Endógeno
Balanta Quintoé
Proteção
Ambiente
Guiné-Bissau
Data do documento: 22-Nov-2024
Citação: CUNTÉ, S. A. (2024)
Resumo: O conhecimento tradicional, por vezes, foi subalternizado em detrimento de um viés científico. Porém, saberes tradicionais têm ganhado crescente reconhecimento no cenário mundial e, em especial, na Guiné-Bissau. Este tipo de saber refere-se a práticas, costumes e conhecimentos transmitidos de geração em geração por povos e comunidades tradicionais, muitas vezes ligados ao uso sustentável dos recursos naturais e à preservação da biodiversidade. O objetivo central deste estudo é identificar, documentar e analisar os tipos de ‘conhecimento endógeno’, categoria que adoto para me referir aos saberes tradicionais, relacionados à preservação ambiental entre as comunidades guineenses dos Balanta Quintoé, situadas na região de Oio, no norte da Guiné-Bissau. O estudo adotará uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Na primeira etapa, a coleta de dados baseou-se em pesquisa bibliográfica, analisando materiais já produzidos sobre o tema. Posteriormente, será realizada pesquisa de campo, incluindo entrevistas com membros da comunidade. Espera-se que este estudo identifique e registre os conhecimentos tradicionais dos Balanta Quintoé que contribuem para a proteção ambiental, evidenciando seus benefícios na preservação do meio ambiente. Além de documentar esses saberes, o trabalho visa promover a conscientização sobre a importância do conhecimento tradicional, assim como apoiar a implementação de políticas públicas que garantam sua proteção e promoção.
Descrição: CUNTÉ, Samuel Antonio. O papel do conhecimento endógeno dos Balanta Quintoé na proteção do meio ambiente na Guiné-Bissau no período de 2012 A 2024. 2024. 31f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7072
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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