Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7075
Título: Sapeando pelo Maciço de Baturité: cartilha educativa para a conservação dos anuros na educação básica
Autor(es): Pinheiro, Lígia Vitória Moreira
Palavras-chave: Anuro
Conservação
Cartilhas educativas
Educação ambiental
Data do documento: 19-Nov-2024
Citação: PINHEIRO, L. V. M. (2024)
Resumo: A diversidade de mitos, crenças e estereótipos associados aos anuros varia de acordo com a região, costumes e culturas, o que pode levar a sérios impactos sobre suas populações. Esses anfíbios enfrentam constantemente ameaças como desmatamento, poluição e queimadas, além de sofrerem consequências de práticas irracionais e ilegais, muitas vezes impulsionadas por percepções equivocadas transmitidas ao longo das gerações, alimentando sentimentos de medo e repulsa. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma cartilha voltada para a conservação de anuros na região do Maciço de Baturité, direcionada a alunos da Educação Básica. A pesquisa foi conduzida com estudantes do sexto ano do ensino fundamental no município de Redenção, estado do Ceará. Para isso, foi criada uma cartilha informativa sobre os anuros da região do Maciço de Baturité, que foi aplicada aos alunos. Questionários foram administrados antes e após a aplicação da cartilha, com o intuito de avaliar o conhecimento prévio dos alunos e o impacto da atividade educativa. Os resultados da intervenção junto aos alunos demonstraram uma significativa melhoria no entendimento sobre a importância dos anuros e da conservação ambiental, evidenciando a eficácia da educação ambiental como uma ferramenta de conscientização e valorização da biodiversidade. Considerando a relevância dos anuros no ecossistema e os desafios enfrentados, torna-se necessário que iniciativas como esta sejam ampliadas, promovendo o conhecimento e atitudes de proteção e respeito por essas espécies.
Descrição: PINHEIIRO, Lígia Vitória Moreira. Sapeando pelo Maciço de Baturité: Cartilha educativa para a conservação dos anuros na educação básica. 2024. 39f. TCC- Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7075
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligia Vitória Moreira Pinheiro.pdf2024_art_lpinheiro.pdf7,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.