Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Barros de-
dc.date.accessioned2025-06-10T14:52:30Z-
dc.date.available2025-06-10T14:52:30Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, V. B. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076-
dc.descriptionOLIVEIRA, Vanessa Barros de. Herpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbios. 2024. 16f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractApesar do papel fundamental dos anfíbios e répteis nos ecossistemas, a abordagem desses conteúdos no ensino de Ciências nas escolas ainda passa por barreiras pedagógicas e preconceitos. Assim, o objetivo do trabalho foi explorar as percepções e estratégias pedagógicas de professores de Ciências no ensino de anfíbios e répteis nas escolas. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, foi conduzida utilizando-se de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, sobre a formação pedagógica, participação em capacitações e dificuldades enfrentadas no ensino de herpetofauna. Os resultados indicam que a maioria dos professores possuem formação em Biologia e mais de dez anos de experiência, sendo que apenas 25% desses já participaram de capacitações específicas nos últimos dois anos. A conscientização sobre a conservação do meio ambiente foi o principal objetivo ao ensinar sobre esses animais, embora a escassez de recursos didáticos e a falta de interesse dos alunos sejam desafios significativos. Os participantes também destacaram a necessidade de formação continuada e uso de metodologias que integrem práticas mais dinâmicas no ensino. As reflexões e sugestões derivadas deste estudo podem enriquecer as abordagens pedagógicas no ensino de herpetofauna, promovendo uma conexão mais significativa entre os alunos e a biodiversidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHerpetofaunapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleHerpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbiospt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA BARROS DE OLIVEIRA.pdf2024_art_voliveira.pdf463,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.