Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T14:52:30Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T14:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, V. B. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Vanessa Barros de. Herpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbios. 2024. 16f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar do papel fundamental dos anfíbios e répteis nos ecossistemas, a abordagem desses conteúdos no ensino de Ciências nas escolas ainda passa por barreiras pedagógicas e preconceitos. Assim, o objetivo do trabalho foi explorar as percepções e estratégias pedagógicas de professores de Ciências no ensino de anfíbios e répteis nas escolas. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, foi conduzida utilizando-se de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, sobre a formação pedagógica, participação em capacitações e dificuldades enfrentadas no ensino de herpetofauna. Os resultados indicam que a maioria dos professores possuem formação em Biologia e mais de dez anos de experiência, sendo que apenas 25% desses já participaram de capacitações específicas nos últimos dois anos. A conscientização sobre a conservação do meio ambiente foi o principal objetivo ao ensinar sobre esses animais, embora a escassez de recursos didáticos e a falta de interesse dos alunos sejam desafios significativos. Os participantes também destacaram a necessidade de formação continuada e uso de metodologias que integrem práticas mais dinâmicas no ensino. As reflexões e sugestões derivadas deste estudo podem enriquecer as abordagens pedagógicas no ensino de herpetofauna, promovendo uma conexão mais significativa entre os alunos e a biodiversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Herpetofauna | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Herpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbios | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA BARROS DE OLIVEIRA.pdf | 2024_art_voliveira.pdf | 463,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.