Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Título: A imigração temporária dos estudantes guineenses na Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional
Autor(es): Ié, Nivaldo Casimiro
Palavras-chave: Emigração e imigração
Estudantes africanos
Estudantes universitários - São Francisco do Conde, BA
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudantes
Data do documento: 2-Dez-2016
Citação: IÉ, N. C. (2016)
Resumo: Este trabalho enfoca a imigração temporária de estudantes guineenses para a Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional. Procurei analisar quais as problemáticas estão envolvidas nas dinâmicas da imigração de estudantes guineenses para a Bahia-Brasil. Estes jovens guineenses vieram para o Brasil, especificamente para a Bahia, com perspectivas de terem a formação universitária como fator que possibilita a inserção no mercado de trabalho e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. A pesquisa contemplou que as ausências das instalações de universidades públicas e dos cursos na Guiné-Bissau motivaram fluxos imigratórios dos estudantes guineenses para a Bahia-Brasil. Desde primeiros anos da independência, o Brasil tinha estado na capacitação dos jovens guineenses através do Programa de Estudante Convênio Graduação – PEC-G, Programa de Estudante Convênio Pós – Graduação – PEC – PG e Processo Seletivo de Estudante Estrangeiro (PSEE), para ingressar Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A UNILAB recebe na sua maioria de estudantes estrangeiros da Guiné-Bissau. Durante entrevistas com estudantes guineenses radicados na Bahia, muitos disseram que suas vindas tem haver com instabilidade política, baixa qualidade de ensino e falta de instituição do ensino superior e do curso. Mas depois de concluir a formação no Brasil voltarão para participar na mudança da política guineense e de desenvolvimento do país.
Descrição: IÉ, Nivaldo Casimiro. A imigração temporária dos estudantes guineenses na Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_nie.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.