Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Title: A imigração temporária dos estudantes guineenses na Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional
Authors: Ié, Nivaldo Casimiro
Keywords: Emigração e imigração
Estudantes africanos
Estudantes universitários - São Francisco do Conde, BA
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Estudantes
Issue Date: 2-Dec-2016
Citation: IÉ, N. C. (2016)
Abstract: Este trabalho enfoca a imigração temporária de estudantes guineenses para a Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional. Procurei analisar quais as problemáticas estão envolvidas nas dinâmicas da imigração de estudantes guineenses para a Bahia-Brasil. Estes jovens guineenses vieram para o Brasil, especificamente para a Bahia, com perspectivas de terem a formação universitária como fator que possibilita a inserção no mercado de trabalho e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. A pesquisa contemplou que as ausências das instalações de universidades públicas e dos cursos na Guiné-Bissau motivaram fluxos imigratórios dos estudantes guineenses para a Bahia-Brasil. Desde primeiros anos da independência, o Brasil tinha estado na capacitação dos jovens guineenses através do Programa de Estudante Convênio Graduação – PEC-G, Programa de Estudante Convênio Pós – Graduação – PEC – PG e Processo Seletivo de Estudante Estrangeiro (PSEE), para ingressar Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A UNILAB recebe na sua maioria de estudantes estrangeiros da Guiné-Bissau. Durante entrevistas com estudantes guineenses radicados na Bahia, muitos disseram que suas vindas tem haver com instabilidade política, baixa qualidade de ensino e falta de instituição do ensino superior e do curso. Mas depois de concluir a formação no Brasil voltarão para participar na mudança da política guineense e de desenvolvimento do país.
Description: IÉ, Nivaldo Casimiro. A imigração temporária dos estudantes guineenses na Bahia-Brasil: a procura de uma formação superior para o desenvolvimento nacional. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Appears in Collections:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_mono_nie.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.