Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7093
Título: Ensino e aprendizagem de escrita na Guiné-Bissau: o tipo dissertativo-argumentativo no ensino secundário
Autor(es): Pereira, Ailton Mário
Palavras-chave: Escrita
Língua portuguesa
Texto dissertativo-argumentativo
Ensino Secundário
Guiné-Bissau
Data do documento: 21-Nov-2024
Citação: PEREIRA, A. M. (2024)
Resumo: Este trabalho busca compreender como ocorre o ensino do tipo de texto dissertativo-argumentativo no ensino secundário da Guiné-Bissau, nas aulas de língua portuguesa e compreender o seu papel no desenvolvimento dos alunos guineenses. O presente estudo se justifica pela relevância que esse tipo textual desempenha na formação de um ser social pensante e crítico, capaz de participar ativamente nas discussões sociais. Trata-se de uma pesquisa do cunho qualitativo, de base bibliográfica a partir de autores como Infau (2022), Scantamburlo (2013), Encanha (2018), Alzira; Timbane (2022), entre outros. O instrumento para coleta dos dados foi a aplicação de um questionário on-line, aplicado através do formulário do Google a estudantes guineenses da Unilab que estão no primeiro e no segundo semestre. Como os principais resultados, verifica-se que apesar da relevância que esse tipo textual tem, muitos alunos guineenses ainda têm grandes dificuldades no que diz respeito à criação desse tipo textual, uns porque estudaram-no de forma superficial, ou seja, o aluno aprende que o objetivo desse tipo textual é emitir opinião e argumentar e que é constituído por introdução, desenvolvimento e conclusão, e outros porque nunca chegaram a estudá-lo, o que traz consequências à sua atuação social e acadêmica.
Descrição: PEREIRA, Ailton Mário. Ensino e aprendizagem de escrita na guiné-Bissau: o tipo dissertativo-argumentativo no ensino secundário. 2024. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7093
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ailton Mário Pereira.pdf2024_art_apereira.pdf358,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.