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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7103
Título: | Políticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Ceará |
Autor(es): | Ramos, Dayane Lima |
Palavras-chave: | Ceará Gestão escolar IDEB Políticas públicas |
Data do documento: | 7-Nov-2024 |
Citação: | RAMOS, D. L. (2024) |
Resumo: | A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No Brasil, a qualidade da educação básica é medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sendo métrica fundamental para avaliar a qualidade do ensino básico. Este trabalho analisa como as políticas públicas educacionais municipais podem impactar nos resultados, nomeadamente, no IDEB das escolas municipais do Estado do Ceará. O objetivo é analisar a relação entre a adequação da formação docente, o esforço docente e o número de alunos por turma com os resultados do IDEB, visando compreender sua influência na qualidade do ensino nas escolas públicas municipais (CE). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e análise do IDEB, visando informações de análise e comparando dados de seis escolas (Região do Maciço de Baturité), três com os melhores resultados e três com menores do IDEB de 2021, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a adequação do esforço docente, formação docente, e o número de alunos por turma são determinantes para o desempenho no IDEB. Escolas com melhor IDEB, por exemplo, apresentam corpo docente mais qualificado. Verificou-se que políticas públicas educacionais mais eficazes e orientadas para melhores práticas de gestão educacional escolar podem contribuir significativamente para a qualidade da educação básica. |
Descrição: | RAMOS, Dayane Lima. Políticas públicas educacionais e IDEB: análise de indicadores nas escolas da rede municipal do estado do Ceará. 2024. 34f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7103 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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