Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/712
Título: Avanços e retrocessos das mulheres em Moçambique: investigando o feminismo para melhor compreensão das condições das mulheres
Autor(es): Jesus, Kátia Cristina Bernardo de
Palavras-chave: Feminismo
Mulheres - Moçambique - Condições sociais
Data do documento: 29-Jul-2017
Citação: JESUS, K. C. B. (2017)
Resumo: Neste trabalho foi analisado as mulheres africanas, e com o foco maior para as moçambicanas, bem como o feminino e o feminismo, defendido por algumas autoras africanas, investiguei as condições das mulheres moçambicanas pouco citadas pelas maiorias dos autores, por julgar não ter um papel relevante na história de Moçambique. Mulheres a quem foi negado sua existência e sua história desde o período do colonialismo, e que na Independência de Moçambique atuaram de maneira ativa, tendo um papel significativo na conquista da Independência do seu país, a sua emancipação foi pensada pelo novo Governo (FRELIMO), que tinha como objetivo o desenvolvimento de Moçambique, desenvolvimento este, que a permanência de algumas práticas culturais segundo a FRELIMO, dificultavam a emancipação destas mulheres, e para mudar algumas destas práticas o Governo enfrentou várias resistências (por parte das mulheres, e principalmente as mais velhas e da zona rural), porque para efetuar algumas renovações envolviam mudanças na tradição e cultura existente em Moçambique antes da colonização.
Descrição: JESUS, Kátia Cristina Bernardo de. Avanços e retrocessos das mulheres em Moçambique: investigando o feminismo para melhor compreensão das condições das mulheres. 2017. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/712
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_kjesus.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.