Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7125
Título : | A Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Prática |
Autor : | Marques, Francisca Samara Silva |
Palabras clave : | Contribuições do programa PRP Formação docente Criticidade Leitora |
Fecha de publicación : | 22-nov-2024 |
Citación : | MARQUES, F. S. S. (2024) |
Resumen : | O presente artigo tem como objetivo analisar como o programa residência pedagógica contribuiu para a formação do aluno leitor crítico e autônomo, através das atividades focadas nas avaliações externas como o SPAECE. Esse estudo foi realizado na EEMTI Padre Saraiva Leão em Redenção-CE, com foco nos alunos da turma do 3º ano do ensino médio. O artigo tem como embasamento teórico os estudos dos autores Paulo Freire (2002) e José Carlos Libâneo (2006). A metodologia utilizada no trabalho é de natureza qualitativa, baseada na pesquisa- ação. Por meio da análise de documentos e da aplicação das oficinas, investigou-se como o PRP contribui positivamente para a prática pedagógica, além de influenciar significantemente na formação de leitores autônomos e críticos. O estudo demonstra resultados positivos sobre a contribuição do PPR na formação do leitor crítico, trazendo diversos benefícios como: o aumento de participação dos alunos e interesse nas atividades, a interligação da teoria com a prática e alcance de metas atingidas nas avaliações externas da escola, atingindo grandes pontuações com o resultado do SPAECE, mostrando o resultado da participação dos residentes neste trabalho. Sendo assim, é notório destacar a colaboração positiva do PRR na construção da autonomia, da aprendizagem e protagonismo leitor e escrito do aluno durante esse período de residência. |
Descripción : | MARQUES, Francisca Samara Silva. A Residência Pedagógica como um espaço de contribuição da criticidade leitora no Spaece: abordando a Formação Docente na Prática. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7125 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca Samara Silva Marques.pdf | 2024_art_fmarques.pdf | 228,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.