Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126
Título: Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE
Autor(es): Sousa, Maiara Maia de
Palavras-chave: Letramento
Aprendizagem
Práticas sociais e culturais
Data do documento: 12-Nov-2024
Citação: SOUSA, M. M. (2024)
Resumo: Um processo de letramento eficaz é uma forma de garantir o desenvolvimento da aprendizagem da criança, dando importância a sua inserção nas práticas sociais e culturais contribuindo para um ensino aprendizagem significativo. O presente trabalho tem como foco analisar a abordagem do letramento nas séries iniciais a partir da perspectiva dos professores da educação básica. Através de pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos científicos, analisando e comparando pontos de vistas de estudiosos como Ana Teberosky (1999), Emilia Ferreiro (1999) hooks (2013) Soares (2004, 2012), entre outros, buscamos explanar como o processo de desenvolvimento do letramento pode auxiliar na aprendizagem e garantir que ele contribua para a aprendizagem das crianças em relação ao mundo social e cultural. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos o questionário com um instrumento para a coleta de dados, no qual todas as perguntas foram direcionadas aos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Os resultados informam que os professores têm buscado desenvolver o letramento não apenas a partir do conhecimento alfabético, mas baseado em práticas sociais de leitura. Ainda percebemos, no entanto, que há certo desconhecimento acerca de como aprofundar este desenvolvimento. Concluímos, portanto, que o letramento não deve ser trabalhado somente em sala de aula, pois a criança adquire conhecimento de mundo ao interagir, observar e brincar no meio em que ela estiver inserida. Assim, tais atividades também precisam fazer parte do cotidiano escolar. Concluímos, então, que desenvolver o letramento na escola não é opção e sim um direito de aprendizagem das crianças.
Descrição: SOUSA, Maiara Maia de. Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara Maia de Sousa.pdf2024_art_msousa.pdf587,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.