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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126
Título: | Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE |
Autor(es): | Sousa, Maiara Maia de |
Palavras-chave: | Letramento Aprendizagem Práticas sociais e culturais |
Data do documento: | 12-Nov-2024 |
Citação: | SOUSA, M. M. (2024) |
Resumo: | Um processo de letramento eficaz é uma forma de garantir o desenvolvimento da aprendizagem da criança, dando importância a sua inserção nas práticas sociais e culturais contribuindo para um ensino aprendizagem significativo. O presente trabalho tem como foco analisar a abordagem do letramento nas séries iniciais a partir da perspectiva dos professores da educação básica. Através de pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos científicos, analisando e comparando pontos de vistas de estudiosos como Ana Teberosky (1999), Emilia Ferreiro (1999) hooks (2013) Soares (2004, 2012), entre outros, buscamos explanar como o processo de desenvolvimento do letramento pode auxiliar na aprendizagem e garantir que ele contribua para a aprendizagem das crianças em relação ao mundo social e cultural. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos o questionário com um instrumento para a coleta de dados, no qual todas as perguntas foram direcionadas aos professores do ensino fundamental das séries iniciais. Os resultados informam que os professores têm buscado desenvolver o letramento não apenas a partir do conhecimento alfabético, mas baseado em práticas sociais de leitura. Ainda percebemos, no entanto, que há certo desconhecimento acerca de como aprofundar este desenvolvimento. Concluímos, portanto, que o letramento não deve ser trabalhado somente em sala de aula, pois a criança adquire conhecimento de mundo ao interagir, observar e brincar no meio em que ela estiver inserida. Assim, tais atividades também precisam fazer parte do cotidiano escolar. Concluímos, então, que desenvolver o letramento na escola não é opção e sim um direito de aprendizagem das crianças. |
Descrição: | SOUSA, Maiara Maia de. Letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a perspectiva dos professores da rede municipal de Redenção-CE. 2024. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7126 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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