Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/715
Título: Organização social, política e cultural da etnia Balanta
Autor(es): Seide, Seco Braima
Palavras-chave: Balanta (Povo africano)
Etnologia - Guiné-Bissau
Data do documento: 24-Jul-2017
Citação: SEIDE, S. B. (2017)
Resumo: Este trabalho trata de descrição da formação social e política da etnia BALANTA, e algumas manifestações culturais da mesma. Com objetivo principal em descrever as dinâmicas sociopolíticas e cultuais, identidades culturais e ritos de iniciação. A metodologia usada consiste em pesquisa etnográfica, levantamento de dados, leitura de livros que narraram sobre esse tema e entrevistas informais e semiestruturadas. Os principais resultados obtidos mostram a conservação cultural no que diz respeito ao desempenho, contribuição do indivíduo dentro da sociedade, cumprimento das etapas de formação social e respeito ao legado político. Apesar de misturas culturais hoje vivenciado o BALANTA ainda mantém conservado a sua cultura crença e respeito ao mais velho. O BALANTA ainda continua crendo no Deus N’GHALA independentemente de terem contatos com outras religiões principalmente católica e islâmica, o N’GHALA ainda permanece vivo no espírito BALANTA. Por fim, espero que esse trabalho contribua para a disseminação da cultura dos BALANTA.
Descrição: SEIDE, Seco Braima. Organização social, política e cultural da etnia Balanta. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/715
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_sseide.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.