Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Diego Gomes de-
dc.date.accessioned2025-06-17T20:03:16Z-
dc.date.available2025-06-17T20:03:16Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.citationSOUSA, D. G. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153-
dc.descriptionSOUSA, Diego Gomes de. Estudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médio. 2024, 20f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO ensino tem sido constantemente repensado para evitar concepções inadequadas, sobre os conteúdos abordados em sala possam ser uma verdade absoluta. A Iniciação Científica como uma metodologia ativa, é vista como uma ferramenta pedagógica que proporciona diversas habilidades que vão desde o desenvolvimento do pensamento crítico, organização, melhora a comunicação, além de promover o interesse pelas ciências. Assim o presente artigo visa investigar o impacto da Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio, com foco nas motivações, desafios e expectativas dos alunos envolvidos em projetos científicos. Os dados foram coletados através de um questionário online e os dados obtidos foram tratados utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram analisadas as percepções dos estudantes de escolas públicas de tempo integral no estado do Ceará, Brasil. Os resultados mostram que a IC contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades críticas, investigativas e de autonomia dos discentes. Embora enfrentem desafios como a conciliação de projetos com outras atividades acadêmicas e a falta de recursos laboratoriais, os alunos expressaram uma motivação crescente impulsionada por seu interesse em Ciências e pelo apoio dos professores. A Iniciação Científica, portanto, não apenas desperta o interesse pela Ciências, mas também prepara os estudantes para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais, promovendo uma alfabetização científica mais eficaz.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.titleEstudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médiopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Gomes de Sousa.pdf2024_art_dsousa.pdf369,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.