Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Diego Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T20:03:16Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T20:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, D. G. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153 | - |
dc.description | SOUSA, Diego Gomes de. Estudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médio. 2024, 20f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino tem sido constantemente repensado para evitar concepções inadequadas, sobre os conteúdos abordados em sala possam ser uma verdade absoluta. A Iniciação Científica como uma metodologia ativa, é vista como uma ferramenta pedagógica que proporciona diversas habilidades que vão desde o desenvolvimento do pensamento crítico, organização, melhora a comunicação, além de promover o interesse pelas ciências. Assim o presente artigo visa investigar o impacto da Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio, com foco nas motivações, desafios e expectativas dos alunos envolvidos em projetos científicos. Os dados foram coletados através de um questionário online e os dados obtidos foram tratados utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram analisadas as percepções dos estudantes de escolas públicas de tempo integral no estado do Ceará, Brasil. Os resultados mostram que a IC contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades críticas, investigativas e de autonomia dos discentes. Embora enfrentem desafios como a conciliação de projetos com outras atividades acadêmicas e a falta de recursos laboratoriais, os alunos expressaram uma motivação crescente impulsionada por seu interesse em Ciências e pelo apoio dos professores. A Iniciação Científica, portanto, não apenas desperta o interesse pela Ciências, mas também prepara os estudantes para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais, promovendo uma alfabetização científica mais eficaz. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Projetos | pt_BR |
dc.title | Estudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diego Gomes de Sousa.pdf | 2024_art_dsousa.pdf | 369,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.