Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153
Título: Estudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médio
Autor(es): Sousa, Diego Gomes de
Palavras-chave: Iniciação Científica
Ensino Médio
Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Data do documento: 6-Nov-2024
Citação: SOUSA, D. G. (2024)
Resumo: O ensino tem sido constantemente repensado para evitar concepções inadequadas, sobre os conteúdos abordados em sala possam ser uma verdade absoluta. A Iniciação Científica como uma metodologia ativa, é vista como uma ferramenta pedagógica que proporciona diversas habilidades que vão desde o desenvolvimento do pensamento crítico, organização, melhora a comunicação, além de promover o interesse pelas ciências. Assim o presente artigo visa investigar o impacto da Iniciação Científica (IC) no Ensino Médio, com foco nas motivações, desafios e expectativas dos alunos envolvidos em projetos científicos. Os dados foram coletados através de um questionário online e os dados obtidos foram tratados utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram analisadas as percepções dos estudantes de escolas públicas de tempo integral no estado do Ceará, Brasil. Os resultados mostram que a IC contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades críticas, investigativas e de autonomia dos discentes. Embora enfrentem desafios como a conciliação de projetos com outras atividades acadêmicas e a falta de recursos laboratoriais, os alunos expressaram uma motivação crescente impulsionada por seu interesse em Ciências e pelo apoio dos professores. A Iniciação Científica, portanto, não apenas desperta o interesse pela Ciências, mas também prepara os estudantes para enfrentar os desafios acadêmicos e profissionais, promovendo uma alfabetização científica mais eficaz.
Descrição: SOUSA, Diego Gomes de. Estudos dos impactos da iniciação científica: um olhar sobre a educação científica no ensino médio. 2024, 20f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7153
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diego Gomes de Sousa.pdf2024_art_dsousa.pdf369,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.