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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Eliana Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T16:11:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T16:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, E. D. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7156 | - |
dc.description | RIBEIRO, Eliana Dantas. O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará. 2024, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um ambiente escolar de ensino médio, nota-se que muitos espaços da instituição, tais como os laboratórios, precisam ser eficientemente aproveitados para a difusão do conhecimento. Nas áreas das Ciências da Natureza, muitas vezes, ocorrem fenômenos físicos, químicos e biológicos que podem ser de difícil compreensão para os estudantes, quando o professor utiliza apenas o quadro branco para fazer a demonstração de alguns conceitos e de alguns cálculos que fundamentam esses fenômenos. Diante disso, visando melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos de Potencial de Hidrogênio e poder apresentá-los ao universo da pesquisa científica, foi realizado um experimento no laboratório de ciências de uma escola pública no estado do Ceará, para a aferição do Potencial de Hidrogênio (pH), com a utilização de um pHmetro. Os estudantes observaram que muitos líquidos, tais como os refrigerantes, comumente consumidos na escola, apresentaram pH muito baixo, entre 2 e 3, valores que surpreenderam os alunos. Em um ambiente escolar, foi possível concluir que é possível fazer experimentos de baixo custo e de fácil execução, que auxiliam positivamente o professor no ato de lecionar conteúdos. Isso mostra que o professor pode utilizar outros espaços da escola, além de uma sala de aula convencional, para ministrar efetivamente as suas aulas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ciências | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Potencial de hidrogênio | pt_BR |
dc.title | O ensino de potencial de hidrogênio (ph) através da observação da titrabilidade de líquidos diversos consumidos no ambiente de uma escola pública do estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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