Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/716
Título: Rituais de iniciação do povo Manjaco da Guiné-Bissau: Adivinho/Napene e Régulo/Namantch
Autor(es): Mendes, Virgínio Vicente
Palavras-chave: Etnologia - Guiné-Bissau
Manjaco (Povo africano)
Ritos de iniciação - Guiné-Bissau
Data do documento: 26-Jul-2017
Citação: MENDES, V. V. (2017)
Resumo: O presente trabalho discorre acerca de alguns rituais relacionados ao povo manjaco da Guiné-Bissau: Adivinho / Napene, Régulo / Namantch e Escultura do Ancestral. O seu objetivo é analisar e compreender os requisitos para se tornar adivinhos e régulos. E para atingir esse objetivo foi feita uma pesquisa antropológica, bibliográfica e etnográfica, através desta faz-se uso da entrevista semiestruturada para os conhecedores destas práticas culturais. Os resultados revelam que as almas dos ancestrais que permitem as pessoas tornarem adivinhos enquanto que há quatro situações para a substituição de um régulo, entre as quais: descobrimento do cadáver do régulo, a inaptidão para exercer as suas funções, escolha da pessoa pelo régulo principal e sua princesa e reunião dos anciãos para a escolha do régulo. Averigua-se inclusive que conforme a teoria antropológica de Van Gennep implica-se para os ritos de iniciação as fases denominadas de separação, de margem e de agregação, que correspondem, respectivamente, ao afastamento temporário do neófito do local onde vive; uma série de testes e provas aplicados pelo sábio, para verificar a devida aprendizagem e retorno do recém-iniciado ao grupo de origem, já transformado e apto para desempenho daquilo a que se propôs; rito para Escultura do Ancestral e finalmente, após análise dos dados apresentados, as devidas observações conclusivas. Espero que este contribua para a divulgação da cultura social dos Manjacos, sobretudo para mostrar os valores e idoneidade tanto dos régulos quanto dos adivinhos.
Descrição: MENDES, Virgínio Vicente. Rituais de iniciação do povo Manjaco da Guiné-Bissau: Adivinho/Napene e Régulo/Namantch. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/716
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_vmendes.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.