Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/717
Título: A presença das estamparias (panos de pente) na etnia Manjaco
Autor(es): Jaló, Tânia Correia
Palavras-chave: Guiné-Bissau - Usos e costumes
Manjaco (Povo africano)
Tecidos - Estampagem - Guiné-Bissau
Data do documento: 29-Nov-2016
Citação: JALÓ, T. C. (2016)
Resumo: O objetivo geral da monografia é contextualizar o papel da estamparia e as suas técnicas de tecelagem na Guiné-Bissau e a sua função na sociedade guineense. Muitos autores destacam a relevância dessa arte no contexto geral da Guiné-Bissau. Feito o preâmbulo geral, o objetivo específico é apresentar as estamparias na etnia manjaco. A pesquisa tem por finalidade revelar, a partir do uso das estamparias, a compreensão religiosa, econômica, política, cultural e social desse grupo étnico. Outro objetivo central é mostrar a importância dos panos e os seus arranjos estéticos, as estampas, para a questão identitária e seu uso no cotidiano e os seus significados nas mais variadas situações culturais, sociais e religiosas. Além do uso das estamparias, o trabalho põe em destaque as técnicas usadas para a confecção dos panos, processo importante para revelar o lugar, entre outros, dos homens e das mulheres na arte de tecer e no contexto social. Ponto importante no uso e na confecção das estamparias no interior da etnia manjaco e sua presença nas comunidades é o papel que eles, o uso e a confecção, desempenham nas realizações das cerimônias como, por exemplo, no casamento, na morte e na religião. A função da estamparia é indispensável tanto na organização social como na política, porém a questão central é a valorização e a sua importância no cotidiano dos manjacos e na cosmovisão africana.
Descrição: JALÓ, Tânia Correia. A presença das estamparias (panos de pente) na etnia Manjaco. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/717
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_tjalo.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.