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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Otávio Felipe de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T18:14:43Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T18:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, O. F. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7172 | - |
dc.description | SILVA, Otávio Felipe de Sousa. Fitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamental. 2024, 22f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto formativo da Educação Básica, a construção pedagógica ainda é muito pautada na transmissão teórica e conceitual dos assuntos. Nesse sentido, a abordagem pedagógica tem evoluído para a implementação de métodos experimentais, principalmente, no que tange o ensino de Ciências. Nesse cenário, de constante processo de mudanças, a inclusão de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento pedagógico é imprescindível. Com foco nos Conteúdos de Botânica, a abordagem desse componente curricular é bastante desafiadora, principalmente pela tentativa de torna-la menos “enfadonha”. Por conta disso, uma maneira de tornar o ensino de Botânica mais prático, é incluindo o estudo dos fitoterápicos, substâncias medicinais derivadas de plantas, no conteúdo programático. Essa abordagem facilita a integração entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, oferecendo uma alternativa. Dessa forma, a presente investigação traz como foco a aplicação e avaliação do uso de fitoterápicos, também denominadas “plantas medicinais”, como ferramenta didática para o Ensino de Ciências nos Anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa e descritiva. Dessa forma, avaliou-se a eficiência da atividade proposta por meio da resolução de questionários com questões objetivas e discursivas, aplicados em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Nesse sentido, 21 alunos participaram da atividade investigativa, contribuindo para os achados obtidos e explorados em gráficos nos resultados deste trabalho. Nesse contexto, a contribuição dos saberes tradicionais em relação ao uso de plantas medicinais como alternativa didática para o ensino de Ciências, se mostrou como uma relevante ferramenta de intervenção metodológica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Botânica | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.title | Fitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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