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dc.contributor.authorSilva, Otávio Felipe de Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-18T18:14:43Z-
dc.date.available2025-06-18T18:14:43Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.citationSILVA, O. F. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7172-
dc.descriptionSILVA, Otávio Felipe de Sousa. Fitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamental. 2024, 22f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto formativo da Educação Básica, a construção pedagógica ainda é muito pautada na transmissão teórica e conceitual dos assuntos. Nesse sentido, a abordagem pedagógica tem evoluído para a implementação de métodos experimentais, principalmente, no que tange o ensino de Ciências. Nesse cenário, de constante processo de mudanças, a inclusão de novas metodologias de ensino para o desenvolvimento pedagógico é imprescindível. Com foco nos Conteúdos de Botânica, a abordagem desse componente curricular é bastante desafiadora, principalmente pela tentativa de torna-la menos “enfadonha”. Por conta disso, uma maneira de tornar o ensino de Botânica mais prático, é incluindo o estudo dos fitoterápicos, substâncias medicinais derivadas de plantas, no conteúdo programático. Essa abordagem facilita a integração entre o conhecimento científico e os saberes tradicionais, oferecendo uma alternativa. Dessa forma, a presente investigação traz como foco a aplicação e avaliação do uso de fitoterápicos, também denominadas “plantas medicinais”, como ferramenta didática para o Ensino de Ciências nos Anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa e descritiva. Dessa forma, avaliou-se a eficiência da atividade proposta por meio da resolução de questionários com questões objetivas e discursivas, aplicados em uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Nesse sentido, 21 alunos participaram da atividade investigativa, contribuindo para os achados obtidos e explorados em gráficos nos resultados deste trabalho. Nesse contexto, a contribuição dos saberes tradicionais em relação ao uso de plantas medicinais como alternativa didática para o ensino de Ciências, se mostrou como uma relevante ferramenta de intervenção metodológica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.titleFitoterápicos como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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